Decisão sobre a ETF do Bitcoin provavelmente só virá em 2019

Decisão sobre a ETF do Bitcoin provavelmente só virá em 2019

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

gato-chorando

De acordo com o especialista Jake Chervinsky a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA provavelmente adiará sua decisão sobre a proposta da ETF do Bitcoin para março de 2019.

A SEC NÃO PRECISA DECIDIR NO PRAZO DE 45 DIAS

jurista Jake Chervinsky divulgou no Twitter em 24 de julho algumas informações buscando esclarecer algumas das confusões sobre quando a SEC decidirá sobre a proposta da ETF VanEck e a SolidX Bitcoin da CBOE. 

A SEC pode, e provavelmente irá, adiar sua decisão sobre a ETF do Bitcoin solicitado pela VanEck / SolidX até 4 de março de 2019.

Mas segundo Chervinsky o prazo de 45 dias que a SEC provavelmente será adiado várias vezes.  “… a SEC não precisa decidir nesse prazo de 45 dias”, disse ele. “Pode estender o prazo até três vezes.”

O prazo real para a SEC aprovar ou negar uma ETF é de 240 dias após a notificação no Registro Federal (45 + 45 + 90 + 60)”, explica ele.

Chervinsky considera o 4 de março de 2019 como “a data mais provável para uma decisão”, acreditando que o regulador estenderá o período pelo maior tempo possível. 

“Não consigo imaginar que a SEC aprove o primeiro bitcoin ETF sem tomar todo o tempo permitido por lei”, escreve ele. “ Desculpe. Prepare-se para esperar.

Outras propostas de ETF 

Chervinksy declarou que adiamentos acontecem com frequência, na verdade na maioria das vezes. Esta semana, a SEC estendeu o prazo para a decisão do ETF Direxion Bitcoin para setembro de 2018. A SEC normalmente espera até o prazo final antes de adiar mais uma vez, diz Chervinsky. Para a solicitação da Direxion, esse prazo era 23 de julho.Isso também significa que outro adiamento (o último) por mais 60 dias, levando a decisão final para setembro de 2018.

Vale destacar que estas não são as únicas propostas de ETFs em jogo. A ETF ProShares tem um prazo final em 23 de agosto, mas, ao contrário da ETF da CBOE, a ETF da Direxion e da ProShares não são apoiados por commodities. Isso quer dizer que não envolverão a compra de bitcoins reais. Portanto não terá muito impacto no preço do Bitcoin.

“Acho que a perspectiva é que um ETF apoiado por commodities impactará muito forte no preço à vista, enquanto um ETF apoiado em futuros como o ProShares não”, diz Chervinsky.