HomeDebate presidencial? Deveríamos discutir votação na Blockchain!

Debate presidencial? Deveríamos discutir votação na Blockchain!

Melissa Eggersman

Hoje é dia de debate presidencial televisivo num Brasil que está vivendo os dias que antecedem mais uma eleição para presidente dentre de um contexto político já há muito tempo bastante carregado. Milhares de pessoas estão avaliando as posturas, propostas e argumentos dos poucos candidatos ao maior posto do poder executivo do nosso país. Mas tudo isso soa para muitos como uma grande farsa, em especialmente pela desconfiança no sistema de votação pelas urnas eletrônicas produzidas e administradas pela “smartmatic”.

A ideia de muitos é que o sistema de votação eletrônica no Brasil não é nada confiável, mas se é assim, por que não discutirmos a aplicação da tecnologia da blockchain para resolver de vez por todas essa desconfiança? Proponho algumas perspectivas.

1- A tecnologia da Blockchain é transparente

Muitos tentam vender a ideia de que as criptmoedas são “inseguras” e “perigosas”, mas se esquecem de que a tecnologia base dessas moedas é construída sobre o fundamento da transparência. Essa qualidade da Blockchain é perfeita para sere aplicada às votações.

2- A tecnologia da Blockchain cria registros imutáveis.

A imutabilidade que surge no contexto dessa tecnologia implica em que registros confiáveis uma vez feitos, não podem ser mudados ou manipulados por nenhuma entidade central, criando maior segurança nos registros assim feitos. Aplicada às eleições, essa tecnologia tem importância evidente.

3- A tecnologia da Blockchain está baseada na confiança

A confiança é a base da tecnologia da Blockchain. Isso indica que essa tecnologia tem todas as condições de servir aos propósitos análogos àqueles que estão relacionados aos propósitos eleitorais dentro de uma democracia.

Infelizmente, porém, nosso sistema eleitoral bem como de governo é arcaico e resistente à mudança. Por isso, não teremos a votação registrada numa blockchain, de maneira que falta transparência, não existem registros imutáveis dos dados e a confiança passa cada vez mais longe.

Ezequiel Gomes

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.