Dan Larimer, fundador da EOS: Vamos começar tudo de novo

Dan Larimer, fundador da EOS: Vamos começar tudo de novo

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Apenas duas semanas após o lançamento oficial da plataforma, o co-fundador da EOS, Dan Larimer, está propondo que o projeto reescreva sua constituição.

A sugestão, que surgiu inicialmente no canal eosGov Telegram, foi mais tarde publicada por Larimer em seu blog Medium, sob o título “A ‘intenção do código’ é a lei”.

Comunidade EOS: Críticas e Desapontamentos

Larimer parece estar abordando as preocupações expressas nas mídias sociais em relação ao atual protocolo de governança da plataforma, que, segundo alguns, coloca muito poder nas mãos dos produtores de blocos.

A evidência desse poder surgiu apenas três dias após o lançamento da EOS, já que a maioria dos produtores de blocos colaborou para reverter várias transações que foram sinalizadas como roubos durante a transição dos tokens baseados em Ethereum para a plataforma nativa.

Embora a sugestão de Larimer tenha atraído a atenção da comunidade da EOS, não está claro até agora quanto buy-in ele pode esperar da comunidade de produtores de blocos da plataforma. E esse problema agora se tornou a mais recente entrada em uma série de soluços após o lançamento da rede principal.

Algumas dessas questões têm sido de natureza técnica, mas a maioria tem sido relacionada à organização, pois elementos de dentro da comunidade EOS reclamaram de um modelo de governança que é ao mesmo tempo deficiente e centralizado demais.

As preocupações organizacionais parecem girar principalmente em torno do papel específico do ECAF – EOS Core Arbitration Forum, o sistema de arbitragem da plataforma – e também de como os produtores de bloco são escolhidos para o ecossistema mais amplo.