Dados de clientes da Cryptopia estão bloqueados, o que pode impedir recuperação de valores

Dados de clientes da Cryptopia estão bloqueados, o que pode impedir recuperação de valores

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Hack Cryptopia

A Cryptopia foi um dos casos mais comentados no começo do ano. A exchange da Nova Zelândia passou por um ataque de hackers que resultou em uma perda de $16 milhões de dólares e levou a empresa a fechar as suas portas. Outros roubos aconteceram meses depois.

Porém, mesmo depois de 5 meses do ataque, a situação da exchange continua piorando gradativamente. Agora, os liquidantes descobriram que os dados dos usuários da Cryptopia estão bloqueados.

Não apenas isso, mas além de bloqueados, os dados podem ser apagados a qualquer momento, o que impossibilitaria o reembolso para os usuários da já extinta exchange.

A Cryptopia teve uma péssima recuperação depois do hack, com muitas pessoas acreditando que as péssimas decisões foram propositais. Recentemente a exchange declarou falência e entrou em processo de liquidação.

Um novo problema para a Cryptopia

Os liquidantes estão tentando juntar todos os valores possíveis para redistribuí-los aos clientes para ajudar a cobrir os prejuízos que os investidores e traders tiveram. Mas, como dissemos, eles esbarraram em um problema gigantesco.

Os dados dos usuários da Cryptopia estão sendo barrados por um servidor de terceiros, com base no Arizona, EUA.

Apenas agora os liquidantes descobriram que a Cryptopia não tinha um banco de dados próprio para seus clientes e contrataram um serviço externo para realizar essa parte do manuseio de dados.

O grande problema? A Cryptopia não foi capaz de honrar com os pagamentos para o servidor e agora eles estão exigindo $2 milhões de dólares para que a informações sobre os usuários seja disponibilizada.

Até que a tal conta de 2 milhões seja paga, os liquidantes não podem acessar os dados que eles precisam para determinar os detalhes das contas dos clientes e os fundos para serem redistribuídos.  Há também o risco de os dados serem completamente perdidos caso não haja pagamento.

De acordo com informações do Bloomberg, um dos liquidantes disse:

“Isso seria potencialmente catastrófico para os liquidantes e para os antigos usuários. Tentativas de recuperação ainda estão sendo feitas, mas até o momento nenhum dos ativos digitais roubados foram recuperados.”

Aparentemente, essa novela da Cryptopia ainda vai durar bastante tempo ate que alguém tenha qualquer tipo de recuperação.