Cuidado: Ripple atinge $100 bilhões de capitalização e está “hiper-valorizada”, segundo analista

Cuidado: Ripple atinge $100 bilhões de capitalização e está “hiper-valorizada”, segundo analista

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Ripple, uma criptomoeda que foi projetada para lidar com grandes volumes de transações para bancos e instituições financeiras, ultrapassou recentemente a Ethereum e até o Uber, para atingir uma impressionante meta de mercado de US$ 100 bilhões.

Justificativa da capitalização de mercado da Ripple

No entanto, alguns especialistas, incluindo Ryan Selkis da ConsenSys, revelaram que é difícil justificar o limite de mercado da Ripple nesta fase de desenvolvimento e adoção, já que centenas de bancos já são parceiros da Ripple e estão realmente eliminando grandes volumes de transações através da blockchain da Ripple em uma base diária.

No início desta semana, Selkis observou que uma fonte de um grande banco que trabalha com a Ripple revelou a falta de volumes de transações na rede da Blockchain Ripple e como o token Ripple XRP não está sendo usado para todas as transações.

“Por uma fonte em um dos principais bancos da XRP:” Eu não sei de bancos que são a) usá-lo, ou b) iria tocá-lo de qualquer maneira, pois é controlado por uma empresa SV e 20% de todos os XRP em a existência foi tomada pelos fundadores”, disse a fonte de Selkis.

Os bancos não usam o token XRP: então quem os movimenta?

A fonte enfatizou ainda:

“O produto que a Ripple oferece aos bancos é simplesmente uma ferramenta de mensagens ponto-a-ponto com alguma criptografia inteligente embaixo para garantir que as transações sejam atômicas. O modelo de liquidez utilizado é o mesmo que o banco correspondente. Alguns bancos terão reservas profundas de liquidez disponíveis para encerrar os pagamentos. A abordagem da Ripple com o XRP nunca quis dizer explicitamente que os bancos estão usando isso para liquidação “.

Atualmente, mais de 90 bancos no Japão e na Coréia do Sul se associaram à Ripple e sua joint venture com o banco japonês líder SBI Holdings para integrar a tecnologia blockchain da Ripple. Mas, os bancos estão configurados para processar volumes reais de transações em 2018, isto é, assumindo que os testes-piloto serão realizados de forma transparente nos novos meses.

Um aspecto importante da rede de cadeias de blocos Ripple a considerar é que não está processando volumes suficientes de transações para justificar sua avaliação de mercado. O atual limite de mercado da RIpple baseia-se no seu potencial e no mercado total endereçável (TAM). Mas, se a mesma medida for usada para colocar uma avaliação na bitcoína, uma vez que a bitcoin está direcionada a um mercado de US $ 40 trilhões em operações bancárias offshore, US $ 8 trilhões de mercado de ouro e US $ 50 trilhões em moedas de reserva globais, o limite de mercado de bitcoin poderia estar em os trilhões.

Potencial da Ripple x Hiper-Valorização

No início deste ano, a Ripple havia processado US$ 180 milhões em pagamentos para o banco sueco SEB, que utilizou a rede Ripple para liquidar pagamentos por seus clientes de alto perfil. Em junho, o Guia do Bitcoin informou que a Ripple estabeleceu um sistema com o qual os bancos podem se instalar perto de pagamentos instantâneos entre o Japão e a Tailândia.

Evidentemente, a Ripple está fornecendo soluções inovadoras aos sistemas bancários desatualizados e altamente ineficientes das principais instituições financeiras e está funcionando como o Swift 2.0. Ripple também está processando mais transações do que a maioria das criptomoedas no mercado.

Mas, sobretudo, os analistas acreditam que a avaliação atual do mercado de Ripple é uma superestimação de suas operações.

O que você acha disso? Deixe sua opinião.