“Criptomoedas nunca substituirão o dinheiro normal” disse Banco Central Europeu

“Criptomoedas nunca substituirão o dinheiro normal” disse Banco Central Europeu

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, acredita que as criptomoedas são um “erro” e que “nunca prevalecerão como substitutas do dinheiro em geral”.

O Banco Central Europeu esteve representado na Conferência de Regulamentos Financeiros em Roma ontem, pelo seu vice-presidente, Vítor Constâncio, falando brevemente sobre fintech e passando vergonha com suas ideias de criptomoedas.

“Na visão de seus entusiastas, fintechs serão radicalmente perturbadoras, quebrando os limites da indústria e subindo intermitentemente no mundo financeiro, eliminando os bancos tradicionais. Há muito exagero nesta visão. A ideia de novas empresas fintech ainda é bastante pequena “, disse ele durante o discurso.

Apesar de ter dito que fintechs não terão necessariamente um impacto substancial, ele acrescentou que as blockchains, a inteligência artificial e os algoritmos de decisão “estão atualmente sendo usados ​​por bancos e gerentes de ativos”.

Depois de dizer que a inteligência artificial e a aprendizagem mecânica na gestão de ativos poderiam apresentar riscos e exigiria maior concentração por parte dos reguladores, seguiu quase imediatamente para o assunto das criptomoedas:

“As chamadas criptomoedas privadas nunca que poderiam prevalecer como substitutas do dinheiro em geral. Sua designação é um termo incorreto, pois não são uma moeda, mas apenas uma mercadoria usada como um bem especulativo e como um meio restrito de troca em circunstâncias muito especiais, incluindo atividades criminosas ou em países fracassados ​​com instituições colapsadas”, afirmou.

Não é a primeira vez – nem esperamos que seja a última – que um membro do Banco Central Europeu condenou as moedas digitais.

No mês passado, Yves Mersch – um membro do conselho executivo do BCE – disse que não está claro quem emite Bitcoin, parecendo esquecer o fato de que as criptomoedas não possuem emitentes.

A declaração em si demonstra que algumas pessoas no mundo financeiro podem achar difícil entender como os livros de contabilidade decentralizados chamadas blockchains podem “criar” moedas que se autoperpetuam sem exigir nenhuma autoridade central para controlar sua oferta.

Olhando para todos os comentários que os membros do banco fizeram, o BCE deixou uma coisa bem clara: realmente não estão muito felizes com o mundo que o bitcoin criou.

O que você acha das declarações feitas pelos membros do Banco Central Europeu? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

_______________________________________________________________________________
Publicação Traduzida e Editada pelo Guia do Bitcoin
Matéria Original: https://cryptovest.com/news/european-cen…

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/