Criptomoedas não são uma ameaça à estabilidade financeira, diz Financial Research

Criptomoedas não são uma ameaça à estabilidade financeira, diz Financial Research

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

criptomoedas

O mercado restrito de criptomoedas não representa uma ameaça atual à estabilidade financeira, disse o Escritório de Pesquisa Financeira (Financial Research, em inglês) em seu relatório anual.

“O mercado é pequeno o suficiente para que não afete a riqueza doméstica ou o produto interno bruto de uma forma que represente um grande risco para a economia dos EUA”, disse o relatório da OFR, uma agência independente do Departamento do Tesouro.

Apontando para o tamanho relativamente pequeno do universo de moeda digital, a agência notou que o Bitcoin teve um valor de mercado de US$ 115 bilhões no final deste ano, enquanto a oferta monetária total do país estava próxima de US$ 14 trilhões.

A agência disse que monitorará as criptomoedas porque seu uso está crescendo e se expandindo rapidamente.

Embora o risco potencial para todo o sistema financeiro seja mínimo, a OFR disse que poderia estar ampliando alguns tipos de riscos de estabilidade financeira, particularmente os riscos de mercado e liquidez.

Como exemplo, a agência disse que os relativamente poucos empréstimos apoiados por criptomoedas estão sujeitos ao risco de um colapso de garantias devido à volatilidade.

“Algumas trocas por esses ativos permitem negociar com margem, o que significa que um comprador toma emprestado parte dos recursos necessários para negociar”, apontou OFR.

Além disso, a agência alertou que os contratos vinculados a criptocorrências e negociados em exchanges poderiam introduzir riscos por meio de trocas altamente interconectadas.

O Escritório de Pesquisa Financeira foi criado pela Lei Dodd-Frank para dar aos reguladores financeiros do país uma visão das tendências do sistema financeiro do país que podem representar riscos.

A falta desse tipo de visão foi frequentemente apontada como contribuinte para a crise financeira de 2008, onde cada um dos reguladores viu apenas sua parte do todo.

Guia do Bitcoin