Criptomoedas estão puxando os EUA de volta para a década de 1830, diz funcionário do Fed

Criptomoedas estão puxando os EUA de volta para a década de 1830, diz funcionário do Fed

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em vez de guiar os EUA para o futuro, as criptomoedas estão levando o país de volta à década de 1830, disse o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard.

Na era pré-Guerra Civil, 90% da oferta monetária dos EUA era de notas emitidas pelo setor privado. Estas moedas são negociadas a taxas diferentes em diferentes momentos e lugares. Havia livros de desconto em cada cidade para acompanhar quanto cada moeda deveria ser descontada.

Alguma coisa semelhante está acontecendo hoje?

“Certamente acho que sim”, disse Bullard em um discurso na conferência Consensus 2018, em Nova York. Talvez para ressaltar seu tema, as moedas digitais vêm perdendo valor nos últimos 10 dias.

 No momento, existem muitas criptomoedas emitidas e que são totalmente independentes, negociadas a várias taxas diferentes minuto a minuto, disse Bullard.

De acordo com a lista atual da Investing.com, mais de 1.800 criptomoedas foram lançadas, observou ele.

O acordo cambial pré-Guerra Civil não foi popular e houve um pedido de moeda uniforme, que foi implementado durante a Guerra Civil.

“A única razão pela qual isso não é um problema maior hoje é que o volume total das negociações de criptomoedas não é tão grande em relação a toda a economia”, disse ele.

Nouriel Roubini, o famoso professor de economia da Universidade de Nova York, disse que as criptomoeda levará os EUA de volta à idade da pedra.

Fonte