Nova criptomoeda do Facebook será construída na Blockchain Zilliqa?

Nova criptomoeda do Facebook será construída na Blockchain Zilliqa?

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Desde que o Facebook anunciou seu projeto de criar uma criptomoeda para ser usada em transferências no whatsapp, tem surgido muita especulação sobre os detalhes desse novo projeto.

Os rumores que atualmente rondam o mercado de criptomoedas declara que o Facebook pode não ter tempo de criar sua própria rede blockchain para alimentar seu projeto stablecoin e pretende utilizar uma rede já estabelecida no mercado. Outra teoria afirma que o Facebook pode criar uma nova rede blockchain em poucos dias porque tem dinheiro suficiente para isso.

Nesse post optamos por analisar a primeira teoria. A possibilidade de o Facebook não ter tempo para criar sua própria blockchain. Neste caso, a empresa de rede social pode utilizar plataformas já disponíveis, como Ethereum (ETH), Tron (TRX), Zilliqa (ZIL) ou EOS.

O rumor que está recebendo mais notoriedade é que a nova criptomoeda criada pelo Facebook pode ser construído sobre a plataforma blockchain, Zilliqa (ZIL). Portanto, vamos examinar essa possibilidade de o Facebook está desenvolvendo na rede Zilliqa e como isso pode funcionar.

Zilliqa e o Facebook

Tudo começou quando um entusiasta de criptomoedas chamado Oliver Bell twittou sobre esse assunto, juntando alguns pontos para dar veracidade e confirmar sua teoria:

Para Oliver Bell o Facebook e a Zilliqa têm uma parceria com a Mindshare, uma empresa de marketing. Um renomado engenheiro blockchain, Evan Cheng, é consultor de ambas as empresas. David Markus, que anteriormente ocupava o conselho da Coinbase, demitiu-se, citando um conflito de interesses; dado que ZIL recentemente foi listado no Coinbase pro isso adiciona mais motivos para especulação.

A Zilliqa é melhor?

A rede ZIL tem um atualização programada para 31 de janeiro de 2019, por isso muitos entusiastas estão considerando que a Zilliqa terá uma grande importância no mercado.

A Zilliqa foi o primeiro conceito blockchain sharding, porém não é mais o único. Na verdade, já existem dezenas de projetos. A concorrência para vencer o Ethereum é difícil, com o próprio Ethereum correndo para resolver seus próprios problemas de rede. Ainda assim, a Zilliqa é um forte concorrente por várias razões:

  • A equipe de desenvolvimento da Zilliqa é forte em tecnologia e negócios. Uma rede sólida, é apoiada por uma comunidade ativa e com parcerias fortes.
  • O testnet da Zilliqa já supera as velocidades de transação da Visa, superando blockchains antigos como Bitcoin e Ethereum. Sua solução de fragmentação usa um modelo de consenso PoW híbrido para uma mineração mais eficiente.
  • Quando o projeto estiver concluído, esse blockchain pode passar pelo mesmo “boom” da Ethereum, mesmo que apenas parcialmente ou temporariamente.

Sendo assim, a Zilliqa é um projeto sólido da blockchain 3.0 para acompanhar.

Por que o Facebook escolheria a Zilliqa?

Para que o Facebook possa oferecer uma criptomoeda que atenda os quase 1,5 Bilhões de usuários mensais no WhatsApp, ele precisa de uma rede blockchain rápida e segura. A Zilliqa provou fornecer esses dois benefícios. O que resta agora é esperar se a especulação de que o Facebook usará a rede ZIL se tornará realidade nos próximos dias, semanas ou meses.

Facebook vai criar criptomoeda para transferências no WhatsApp. Clique aqui para ler!

O que você acha sobre esses rumores? O Facebook vai realmente utilizar a rede ZIL para construir sua Stablecoin? Deixe seu comentários abaixo.