Agência dos EUA pode está desenvolvendo criptomoeda resistente a computação quântica

Agência dos EUA pode está desenvolvendo criptomoeda resistente a computação quântica

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

diretora da NSA numa conferência

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos pode está desenvolvendo uma criptomoeda resistente a computação quântica. A intenção da NSA é combater ameaças cibernéticas de outros países, como Coréia do Norte, China, Rússia e Irã.

Criptomoeda resistente a computação quântica?

É necessária uma criptomoeda resistente a computação quântica para remover a ameaça de guerra cibernética. É importante destacar que teoricamente, uma rede de computadores quânticos pode assumir o controle de uma blockchain como a do Bitcoin. Por isso uma guerra cibernética é uma ameaça não apenas a países, mas também para o futuro das moedas digitais.

O hashrate atual da rede Bitcoin é de quase 90 quintilhões de hashes por segundo. Para que alguém consiga assumir o controle da rede, é preciso ter 51% do poder total de hash sob seu domínio. Os computadores quânticos são extremamente eficientes em solucionar problemas e cálculos. Isso significa que mesmo um tipo básico de computador quântico é capaz de resolver hashes mais rapidamente do que qualquer outro computador normal.

Recentemente um repórter de segurança da Bloomberg chamado William Turton, utilizou o Twitter para divulgar que a diretora da NSA, Anne Neuberger revelou os planos relacionados a criptomoeda da NSA durante a 10ª Cúpula Anual de Cibersegurança de Billington, realizada em Washington DC.

Ainda não está muito claro os motivos para a NSA lançar sua própria moeda digital. Alguns analistas já declararam que, no futuro, a computação quântica pode representar uma ameaça para as plataformas baseadas em criptografia e blockchain.

O chefe da blockchain-IBM, Jess Lund fez a seguinte afirmação:

“Por meio de engenharia reversa, podem ser acessadas chaves privadas que fornecem acesso as carteiras. Eu acho que isso é uma ameaça real e substancial. O Bitcoin é um registro público. Assim, é possível olhar para quais carteiras armazenam os maiores saldos e depois atacá-las”.

A tecnologia de computação quântica pode avançar até o ponto em que seria capaz de decifrar os sistemas criptográficos existentes que são usados ​​para proteger dados, incluindo as chaves privadas das criptomoedas dos usuários.

Cripto tecnologia ou uma criptomoeda

As declarações recentes de Neuberger também podem significar que a NSA pode estar concentrando sua pesquisa no desenvolvimento de uma tecnologia de criptografia resistente a computação quântica e não necessariamente em uma criptomoeda.

A nova Diretoria de Segurança Cibernética da NSA foi criada em julho. Sua missão é evitar ameaças aos Sistemas de Segurança Nacional e à Base Industrial de Defesa. A Diretoria iniciará suas operações em 1º de outubro de 2019.

Veja também: Apple diz estar ‘prestando atenção’ nas criptomoedas

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: