Criminosos usam criptomoedas para financiar o ISIS

Criminosos usam criptomoedas para financiar o ISIS

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Uma mulher de Nova York foi indiciada por tentar fornecer apoio financeiro ao grupo terrorista ISIS em um esquema que envolveu a compra de bitcoin usando cartões de crédito obtidos de maneira criminosa.

Segundo o Ministério Público do Estado de Nova York, Zoobia Shahnaz de Long Island, foi acusada de fraude bancária, conspiração e três acusações de lavagem de dinheiro. Veja aqui

Embora a acusação não faça menção ao envolvimento do bitcoin diretamente, o Ministério Público disse em um comunicado de imprensa que o “dinheiro” que ela enviou para o exterior – totalizando mais de US $ 150.000 – foram obtidos de cartões de crédito que ela adquiriu de maneira ilícita. Esses cartões foram usados ​​para comprar bitcoin e outras criptomoedas.

O Ministério Público explicou:

“[Shahnaz] … Ela se envolveu em uma atividade financeira, culminando em várias transações, totalizando mais de US $ 150.000, para pessoas físicas e aparentes entidades de “laranjas” no Paquistão, na China e na Turquia. Essas transações foram realizadas com cuidado, afim de não deixar rastros, esconder a identidade, a fonte e o destino do dinheiro obtido ilicitamente e, em última instância, beneficiar o ISIS “.

Os documentos do tribunal nomeiam quatro bancos – American Express Bank, Chase Bank, Discover Bank e TD Bank – que Shahnaz e um grupo de criminosos procuravam usar para enviar dinheiro para o exterior. Depois que as transações foram enviadas, Shahnaz foi pega pelos policiais enquanto tentava viajar de Nova York para a Síria.

Se condenado por todas as acusações, Shahnaz pode ser condenada a até 90 anos de prisão, de acordo com o escritório do advogado.

Fonte: coindesk

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/