Criando um servidor web de forma anônima com Bitcoin a partir de linha de comando

Criando um servidor web de forma anônima com Bitcoin a partir de linha de comando

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os desenvolvedores normalmente compõem e testam seus aplicativos em ambientes de servidores temporários chamados cloud ou servidores virtuais, de provedores de infraestrutura como a Amazon, Digital Ocean e o Vultr, serviço que aceita Bitcoin. Um novo serviço foi lançado para ajudar os desenvolvedores a implantar servidores de forma instantânea, anônima e pagar por eles com bitcoin.

Inscrever-se para um dos provedores de infra-estrutura normalmente requer a abertura de uma janela do navegador para se cadastrar e dar informações pessoais, especialmente se um cartão de crédito é usado para pagamentos. Com muitos passos necessários para se inscrever, o processo não é instantânea por qualquer meio. Para os desenvolvedores que geralmente preferem usar a janela da linha de comando (Terminal) para obter velocidade, cadastrar-se nestes serviços é um processo tedioso.

Apresentando o Sporestack

O Bitcoiner Teran McKinney encontrou uma solução focada em desenvolvedores. O desenvolvedor cheio de pilha que vive em San Antonio, no Texas, lançou um serviço chamado Sporestack esta semana, permitindo que os desenvolvedores implantem servidores com bitcoin, permanecendo anônimo. O serviço é puramente feito com API driven e não requer contas.

Usando o Sporestock, os desenvolvedores podem se registrar para obter um servidor virtual da Vultr instantaneamente usando a interface de linha de comando. Usar bitcoin para pagar não dá nenhuma informação pessoal. McKinney descreveu que o serviço é:

“Útil para desenvolvimento, VPNs rápidas, servidores de teste de rede ou construção de toda uma infra-estrutura em microservices.”

Executando o Sporestack

O Sporestack pode ser executado com um único comando em qualquer linha de comando de sistemas unix ou linux. Ele rapidamente instala uma interface para criar um ambiente virtual de servidor customizado que dura entre um e 28 dias, dependendo de quanto o usuário optar por pagar.

Um dia do serviço Sporestack custa atualmente cerca de 60 centavos em bitcoin, e o tempo máximo de implantação é de 28 dias, o que custa cerca de US$ 9, no momento que foi realizado a postagem.

McKinney explicou a razão por trás do máximo de 28 dias, afirmando que “Eu também não gosto de contas ou segurando mais dados do que você precisa.” e ele observou que:

“28 dias é a vida máxima de qualquer servidor que eu ofereço, por projeto. Se você quiser tê-los por mais tempo, basta criar outro próximo tempo de expiração e mudar.”

McKinney adicionou até mesmo instâncias de comando único de nós Bitcoin e Tor para aqueles que gostariam de dar suporte ao bitcoin ou à rede tor de forma mais barata e fácil possível.

Coinfee: processador de pagamentos Bitcoin por linha de comando

O link faltante de pagar com bitcoin em uma linha de comando foi ter um aplicativo para criar uma imagem de QR code em um terminal. McKinney usou a API de uma biblioteca Python para renderizar o código QR em seu processador de pagamento de bitcoin em linha de comando chamado Coinfee.

Sporestack é a segunda aplicação que utiliza Coinfee. A primeira aplicação foi o Answer Market, um gerador de paywall muito simples que permite que alguém cobre dinheiro para ver um arquivo de dados de texto simples, como a resposta a uma pergunta, um cupom de jogo ou talvez uma forma de fornecer algum código.

Essas perguntas e respostas podem ser colocadas on-line em qualquer lugar fragmentos de código JavaScript são permitidos. McKinney também hospeda um diretório público deles para todos os usuários que desejam listar os deles para mais exposição.

Via: News Bitcoin
Adaptação: Guia do Bitcoin