Corretora BitMarket fecha de repente sem devolver dinheiro de clientes

Corretora BitMarket fecha de repente sem devolver dinheiro de clientes

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Uma exchange de criptomoedas com base na Polônia, chamada de BitMarket fechou suas operações sem aviso prévio, deixando os clientes sem os seus investimentos e sem suas criptomoedas.

Em uma  mensagem de fechamento que foi postada no site oficial da exchange (já desativado), os operadores culpam a perda de liquidez como o principal motivo da paralisação.

Ao tentar acessar a corretora por meio do site, os usuários são recebidos com a seguinte mensagem de texto em inglês e polonês:

“Caros Usuários, Lamentamos informar que devido à perda de liquidez, desde 08/07/2019, o Bitmarket.pl/net foi forçado a encerrar suas operações. Vamos informá-lo sobre as próximas etapas.

Ainda não está claro quanto dos fundos dos usuários da BitMarket estão presos nas carteiras da empresa. No aviso publicado em seu site, a bolsa disse que entraria em contato com os usuários sobre “os próximos passos”, potencialmente aludindo ao reembolso de fundos.

A incapacidade de realizar imediatamente o reembolso poderia dar credibilidade à especulação de que um hack não declarado foi o principal motivo do fechamento. Caso bem parecido com o que aconteceu com a Cryptopia no começo do ano.

OdoBanks, um usuário do Reddit, apontou ontem que a exchange mostrou várias bandeiras vermelhas que levaram à sua desativação. Notavelmente, antes do encerramento, os usuários foram supostamente forçados a alterar suas senhas (sem qualquer motivo) e suas chaves de API.

O fechamento da BitMarket aconteceu algumas semanas após o desaparecimento misterioso da Bitsane, uma exchange de criptomoedas em Dublin, junto com milhões de dólares em fundos de usuários.

Um relatório da Forbes sobre o fechamento da Bitsane afirma que a corretora começou a ter problemas em maio, embora as questões fossem supostamente devidas a problemas técnicos. No entanto, a história chegou ao seu auge em 17 de junho de 2019, quando a plataforma online e as contas de redes sociais da exchange foram encerradas abruptamente.

Veja também: Ministro iraniano acusa Estados Unidos de impedir acesso do país as criptomoedas

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: