Contratos inteligentes ao “estilo Ethereum” estão chegando ao Bitcoin

Contratos inteligentes ao “estilo Ethereum” estão chegando ao Bitcoin

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Ethereum ganhou muita atenção nos últimos dois ou dois anos, pois se tornou a segunda criptomoeda mais valiosa pelo limite de mercado. A plataforma permite a execução de contratos inteligentes, uma característica que vem à Bitcoin sob a forma de RSK.

“O objetivo da RSK é agregar valor e funcionalidade ao ecossistema Bitcoin, permitindo contratos inteligentes, pagamentos quase instantâneos e maior escalabilidade”.

O que é o contrato inteligente?

Um contrato inteligente é simplesmente um protocolo de transação computadorizado que executa os termos de um contrato automaticamente. De acordo com o Projeto Elements, as plataformas de contratação inteligentes com sistemas de script mais expressivos, como Ethereum e RSK, são atraentes para os desenvolvedores, já que o sistema de scripting do Bitcoin foi projetado para ser limitado, por motivos de segurança.

O que é a plataforma Ethereum?

O Ethereum é, em essência, uma Blockchain programável. Em vez de dar aos usuários um conjunto de operações predefinidas, como as transações Bitcoin, a plataforma permite aos usuários criar suas próprias operações, de qualquer complexidade. Desta forma, serve como uma plataforma para muitos tipos diferentes de aplicações de Blockchains descentralizadas, incluindo, entre outras, criptomoedas.

“O Ethereum nos permite mover-se muito mais rápido do que construir em Bitcoin devido ao seu script completo”, explica Joey Krug, co-fundador da Augur.

A equipe por trás da RSK fez tudo o que pode para facilitar a evolução dos desenvolvedores Ethereum para sua plataforma. De acordo com o documento original da RSK, a máquina virtual das plataformas é compatível com a máquina virtual Ethereum (EVM), que “dá a oportunidade aos desenvolvedores que trabalham no Ethereum para se beneficiar da robustez da Blockchain do Bitcoin”. O EVM permite que os desenvolvedores criem aplicativos usando linguagens de programação modeladas em linguagens existentes, como JavaScript e Python, ao invés de aprender uma nova, como é o caso do Solidity do Ethereum.

O co-fundador do Ethereum, Charles Hoskinson, tem a hipótese de que os contratos inteligentes escritos em cima desses tipos de sistemas serão lançados em várias plataformas. O processo seria semelhante ao lançamento de aplicativos móveis para iOS e Android, os desenvolvedores podem decidir lançar seus aplicativos em Ethereum, RSK ou Ethereum Classic.

Bitcoin mais inteligente

Além das capacidades avançadas de contratos inteligentes da RSK, a sidechain também tem o potencial de diminuir a carga de transação na principal blockchain do Bitcoin.

“Temos o protocolo de compressão de transição Lumino (LTCP), que permite 2.000 transações por segundo na cadeia e a Rede Lumino, que permitirá até 20.000 transações por segundo fora da Blockchain”, disse Kurman. “Todo desenvolvedor poderá ligar e executar seus contratos. Vai operar contra o BitTool Testnet por aproximadamente um mês, e então vamos aplicá-lo ao BitNetin Bitcoin. “

Gabriel Kurman RSK co-fundador disse:

“Esperamos que o RSK seja múltiplo mais seguro do que outras plataformas, porque ele tem o poder de hash da Bitcoin por trás disso, e o combustível deve custar 1/10 do de Ethereum. A RSK é subsidiada pela Bitcoin, além de sua máquina virtual ser 6x mais rápida que as melhorias feitas pela Ethereum”.

Atualmente, a RSK possui mais de 30 parceiros construídos na plataforma de várias indústrias diferentes. “Esperamos que muitos casos de uso sejam portados para a RSK, tendo em vista sua compatibilidade total com a Ethereum”, afirmou Kurman.

Via: Bravenewcoin