Contratos futuros podem estar manipulando preço do Bitcoin

Contratos futuros podem estar manipulando preço do Bitcoin

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Muita gente se preocupa com a participação institucional no mercado de criptomoedas. Alguns até acreditam que as instituições podem estar manipulando o mercado (afinal, eles têm dinheiro para isso.)

Agora, como notado pelo site BeinCrypto, a Arcane Research conseguiu dados mais concretos mostrando uma possível manipulação através dos contratos futuros.

O Bitcoin, em média, caiu -2,27% antes de liquidações de contratos futuros nos últimos meses. Já o movimento médio dos preços no mesmo período (janeiro de 2018 a agosto de 2019) foi de apenas -0,06%.

Ajustando esses dados para valores discrepantes, a tendência se torna ainda mais óbvia. Para qualquer dia entre janeiro de 2018 e agosto de 2019, o Bitcoin era negociado a cerca de +0,04% em média.

Porém, logo antes das liquidações da CME, o preço do Bitcoin cai, em média, em torno de -1,99%. Isso significa que o preço cai pouco antes dos contratos da CME serem liquidados, quedas acima de 2 pontos percentuais a mais na média e na mediana em comparação com qualquer outro dia.

Além disso, a Arcane Research descobriu que em apenas 5 vezes de 20 (25%) as liquidações fecharam com dias no verde.

Ou seja, a maioria esmagadora dos dias próximos do período de liquidação foram negativos para o criptomercado. Geralmente com quedas bem notáveis.

As quedas que precedem a liquidação da CME também parecem ser piores sempre que o Bitcoin registra um mês com mais ganhos durante os outros dias.

Até o momento, abril, maio, junho e agosto registraram perdas significativas antes do fechamento dos contratos futuros da CME de cada mês. O mês de julho foi removido das estatísticas por causa de uma discrepância muito baixa, com ganhos e perdas insignificantes.

  • 19 de abril: -5,86% antes do fechamento do CME, alta de 1,86% no mês inteiro.
  • 19 de maio: -3,44% antes do fechamento do CME, alta de 3,96% no mês inteiro.
  • 19 de junho: -7,08% antes do fechamento do CME, alta de 2,28% no mês inteiro.
  • 19 de agosto: -5,56% antes do fechamento do CME, alta de 0,12% no mês inteiro.

O que isso nos diz é que o mercado futuro está tendo um impacto significativo nos movimentos de preços do Bitcoin.

Ao analisar esses números, parece que o mercado de contratos futuros está tendo um impacto proposital no preço do Bitcoin. As quedas drásticas antes de cada liquidação, principalmente na CME, apontam para algum nível de manipulação.

Estatisticamente, é quase impossível que essas variações sejam apenas coincidência.

Veja também: Bakkt decepciona com baixo volume de negociações

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: