Conheça o “United Bitcoin”, o “novo Bitcoin” com suporte a contratos inteligentes criado pelo desenvolvedor do Segwit2x

Conheça o “United Bitcoin”, o “novo Bitcoin” com suporte a contratos inteligentes criado pelo desenvolvedor do Segwit2x

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um novo Fork do Bitcoin chamado United Bitcoin foi anunciado por alguns luminosos proeminentes de criptografia que visam melhorar a mecânica do software de bitcoin original. O United Bitcoin foi bifurcado no dia 12 de dezembro de 2017 no nível do bloco 498777 e os criadores afirmam que contará com um tamanho de bloco de 8MB, suporte à rede Lightning Network, Segwit e até a capacidade de processar contratos inteligentes.

A Febre de Forks

A “febre de Forks” foi contagiosa nos dias de hoje, pois parece haver um novo Fork baseado em Bitcoin, anunciado a cada duas semanas. Agora, o bem conhecido desenvolvedor bitcoin e fundador da Bloq, Jeff Garzik, Songxiu Hua, do Bitbank Group, e o presidente da Bloq, Matthew Roszak, decidiram lançar sua própria forma de bitcoin. O projeto chamado United Bitcoin (UB) tem muitos objetivos que incluem o aumento do tamanho do bloco para 8MB e a adição de funcionalidade de contrato inteligente ao recurso digital. Além disso, uma característica próxima que é bastante controversa é como a equipe do United Bitcoin planeja distribuir fundos para determinadas alocações que decorrem de carteiras de bitcoin perdidas e inativas.

“O United Bitcoin usará a mecânica testada pela pressão da Bitcoin, como o PoW, os tempos de bloqueio, a fonte de suprimentos e o modelo de emissão, enquanto atualiza áreas para acomodar demandas sociais maiores. Essas melhorias serão um aumento no tamanho do bloco para 8MB, além do suporte ao contrato inteligente baseado no UVM, além do suporte à rede Lightning e da implementação do SegWit “, explica o documento técnico da UB.

A distribuição do United Bitcoin é diferente

O processo de distribuição do United Bitcoin é um pouco diferente da maioria dos outros Forks Bitcoin este ano. Os usuários do Bitcoin Core (BTC) que transferem seus fundos seriam elegíveis para receber os saldos da UB se transferidos entre o Bloco 494000 e o Bloco 498777. O endereço de recepção deve estar conectado a um dos endereços de entrada e não pode ser um novo endereço. O endereço de saída deve conter um saldo de mais de 0,01 BTC diz o whitepaper da UB.

Para os endereços de Bitcoin elegíveis serão creditados 1 UB para cada 1 BTC que eles possuem. O site oficial da United Bitcoin possui um cliente de nó completo que pode sincronizar a Blockchain.

Claro, em toda a comunidade, o assunto de outro fork do Bitcoin é controverso. Além disso, o plano para distribuir fundos de endereços inativos (como o do próprio Satoshi Nakamoto) provavelmente é o maior argumento para alguns proponentes de bitcoin. A equipe da UB diz que os saldos de endereços inativos “servirão a comunidade”. 30% serão atribuídos a “comunidades influentes” que ajudam a espalhar a adoção do UB. Os outros 70% dos saldos ociosos servirão como reservas que serão amarradas a tokens estáveis vinculados às moedas fiat escolhidas. A equipe da UB acredita que este processo criará um sistema semelhante ao “Standard Gold”.

Ainda não há negociação da nova moeda em exchanges.

Um bitcoin centralizado e conforme interesse de um grupo?

Olhando de longe, apesar da ideia parecer empolgante, o United Bitcoin levanta preocupações em relação a sua centralização, sendo especificamente controlado por um grupo específico, incluído “investidores”, além de possuir moeda fiat como reserva de valor, indo contra toda a ideia original do Bitcoin, de criar um sistema eletrônico de dinheiro sem intermediários e sem autoridades centrais. Bitcoin não é negócio.

Mais informações sobre o United Bitcoin:

O que você achou da ideia? Só mais um Fork ou tem fundamento? Deixe seu comentário!