Comparativo Bitcoin vs Dash: qual é a melhor?

Comparativo Bitcoin vs Dash: qual é a melhor?

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Vamos compreender alguns dos benefícios proeminentes do Dash sobre o Bitcoin.

Introdução

Atualment o Bitcoin é uma criptomoeda muito complicada. Em suma, a sua adoção em massa não é nada mais do que as fantasias de um sonho, já que a tecnologia é muito técnica para ser entendida pelas pessoas normais. É incrível, mas não tão simples de ser efetivamente aplicado pelas massas. A escalabilidade do Bitcoin sempre foi um ponto importante de preocupação e debate os profissionais da comunidade, mas não parece estar vindo em nenhuma base em relação ao assunto. Além disso, o aumento no tamanho do bloco é discutido há anos. O domínio Crypto é muito mais ambíguo do que parece. Não é de admirar que usar os criptomoedas para transacionar seja muito mais complexo do que usar PayPal ou AirTM. Vamos comparar Bitcoin vs Dash.

Bitcoin vs Dash: Transações

Uma longa série de endereços parece bastante incomum quando se está bastante acostumado com as transferências fiat. Atualmente, mesmo a taxa de transação disparando e, se uma transação em particular não foi anexada com uma quantia suficiente de taxas de transação, ela pode permanecer para sempre no próprio pool de transação não confirmada. Portanto, mesmo os micropagamentos que eram antes possíveis parecem ter sido completamente erradicados devido às altas taxas de transação.

Por outro lado, as transações na rede do Dash são muito rápidas quando comparadas ao Bitcoin. O Dash até fornece um serviço especial de envio instantâneo que permite uma provisão de obter as transações confirmadas rapidamente. Assim, pessoas que não têm paciência suficiente para esperar vários minutos ou horas podem optar pelo Dash. Devido às confirmações tardias, os preços do Bitcoin podem mudar durante a sua transação, que é outro fato ruim.

Bitcoin vs Dash: problema de escalabilidade

A comunidade Dash também se esforça para trazer ampla cooperação entre as partes interessadas. Isso ficou claramente evidente quando a questão da escalabilidade assustou a Dash. Os membros da comunidade, obviamente, tiveram discussões acaloradas, isso tudo dentro de um período de 24 horas, todos eles decidiram aumentar o tamanho do bloco. O problema que não foi resolvido durante anos pela comunidade Bitcoin e continua a persistir até hoje. O problema foi resolvido em um dia pela comunidade Dash. O incidente representa uma forte unidade e confiabilidade entre eles. Isso não significa que o Dash é completamente perfeito, mas a capacidade de se atualizar com o tempo, é o que importa, diferentemente do Bitcoin.

Transações anônimas: Há também um recurso PrivateSend disponível na rede do Dash. Ao usar esse recurso opcional de recurso específico, um usuário pode ocultar completamente sua identidade. Como Dash é considerado sinônimo de Digital Cash, esse recurso de privacidade, sem dúvida, aumenta a conveniência dos usuários.

Bitcoin vs Dash: Financiamento e controle comunitário

Vale a pena mencionar, de onde vem o financiamento, para essas organizações. Como a rede Bitcoin é completamente descentralizada e, por isso, várias instituições proeminentes de criptomoeda se apresentaram para financiar o desenvolvimento e a pesquisa do Bitcoin. Mas há um problema: com o financiamento vem a autoridade sobre as decisões, por isso, a instituição que mais financia a comunidade pode acabar tendo mais autoridade sobre a tomada de decisões.

Para a comunidade Dash, já que a maior parte do financiamento é feita apenas por eles mesmos, 45% do total dos fundos do Dash vão para os mineradores, 45% são recebidos pelos nós principais da rede e os 10% restantes são utilizados para o desenvolvimento da comunidade. Nesse caso, há vários nós principais proeminentes cujas decisões são levadas em consideração para se chegar a uma conclusão comum.

Bitcoin vs Dash: endereço público

Outra característica do Dash é o seu endereço público. Aqui, cada endereço público está associado a um nome amigável, semelhante a um endereço de e-mail, em vez de uma sequência de caracteres aleatórios. As transações são simplificadas dando nomes aos endereços para evitar que as transações cheguem a um destino errado. Desde que, uma vez que as transações são iniciadas, elas não podem ser revertidas, esse recurso é crucial, pois associa nomes lembráveis ​​ao endereço.

Conclusão

Embora o Bitcoin tenha sido o pioneiro na tendência de criptomoedas, ele não pode, sem dúvida, ser considerado a melhor solução para o atual cenário financeiro prático. As criptomoedas como Dash têm prosperado e também possuem seus próprios prós e contras. Tudo se resume à necessidade do dia, onde atualmente a escalabilidade é uma das principais preocupações. Por esse fato, a criptomoeda Dash parece ser mais promissora do que Bitcoin.