Como surgiram as criptomoedas? A “Economia Digital” foi criada graças ao Bitcoin

Como surgiram as criptomoedas? A “Economia Digital” foi criada graças ao Bitcoin

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Bitcoin mudou o cenário do dinheiro digital quando foi introduzida no mundo em 2009 e foi seguida por muitos outros tipos de criptomoedas. Agora, o bitcoin e os mais de 800 cópias (chamadas de “altcoins”) atingiram uma avaliação de mercado muito grande, atingindo US$ 111 bilhões no momento da postagem. Vamos dar uma olhada em como esse cenário de ativos digitais emergentes começou e onde estamos hoje.

A era pré-Bitcoin e o presente de Satoshi

Desde o início dos primeiros dias da Internet, o conceito de dinheiro digital sempre intrigou a raça humana. Quando a world wide web realmente começou a se popularizar no final dos anos 80, e ao longo dos anos 90, ativistas de privacidade on-line chamados cypherpunks começaram a criar e visualizar moedas digitais. David Chaum e muitos outros criptógrafos bem conhecidos ajudaram a abrir caminho para uma tecnologia como o Bitcoin.

Uma das primeiras moedas digitais foi a Digicash, criada por Chaum, e depois foi vendida e usada apenas para assentos bancários. Houve muitos outros esforços durante esses anos que tentaram criar a moeda da Internet perfeita, como a Hashcash, E-gold e Bitgold. No entanto, essas idéias nunca realmente se conseguiram até que um desenvolvedor anônimo chamado Satoshi Nakamoto revelasse seu white paper chamado “Bitcoin” em 2008. No ano seguinte, em janeiro, a rede Bitcoin nasceu, enquanto o sistema bancário central voltou a aliviar quantitativamente o mundo longe da economia falha.

Satoshi publicou sua invenção, o Bitcoin, no dia 31 de outubro de 2008, para um mailing de criptografia.

O Bitcoin produziu centenas de clones oferecendo características diferentes

Após o sucesso do Bitcoin em ser a primeira moeda criptográfica com uma Blockchain, a tecnologia mostrou que tinha melhores chances do que os predecessores concebidos antes. Além disso, outras criptografia apareceram em cena pouco depois do nascimento de Bitcoin. Alguns dos primeiros ativos digitais baseados em cadeias de blocos incluem a Litecoin, Namecoin, Feathercoin e Peercoin. Alguns deles ofereceram diferentes algoritmos, uma nova característica ou diferentes quantidades de tokens.

Depois da Litecoin, foram introduzidas outras criptomoedas, como a Peercoin, que estabeleceu o primeiro consenso de prova de participação (PoS) (embora a Peercoin também use a Proof Of Work para partes importantes de seu sistema). A Primecoin foi pioneira em um sistema científico de prova de trabalho e a Bytecoin introduziu o protocolo Cryptonote pela primeira vez. Após isso, uma grande variedade de diferentes tipos de métodos para trocar valores foram infundidos na criptografia como o algoritmo X11, a prova de importância (PoI), o algoritmo Quark e o protocolo Zerocash. No momento, existem 870 tokens digitais disponíveis para o público que podem ser encontrados em uma variedade de exchanges globais de criptomoedas.

O crescimento das Altcoins e a dominação do Ethereum

O cenário dos ativos digitais de maior valor é muito diferente do que era nos primeiros anos. Agora, as criptomoedas como Ethereum, Monero, Stratis e Dash foram extremamente lucrativas no ano passado. Muitas das avaliações de valores de mercado para esses ativos digitais valem muitos milhões e alguns deles, bilhões, como o Bitcoin e Ethereum.

Mesmo as criptomoedas mais antigas como a Litecoin, Peercoin, Namecoin e Feathercoin ainda são ativos preciosos. No entanto, as primeiras vinte moedas hoje são muito diferentes do que durante a primeira adoção de criptomoedas em 2013.

Nós não sabemos o que acontecerá, mas, entretanto, é bastante surpreendente assistir

O fato é que ninguém sabe o que vai acontecer com esse crescente ambiente de criptomoedas. Alguns acreditam que continuará a prosperar e o Bitcoin e as altcoins se tornarão o novo dinheiro do futuro. Enquanto outros acreditam que apenas algumas das centenas de ativos digitais sobreviverão, e alguns acham que o bitcoin pode não ser um deles.

Outros acreditam que uma ampla gama de altcoins estão em uma bolha baseada nas febres de ICO e mera especulação sobre as plataformas de negociação. Eles pensam que a bolha poderia aparecer em qualquer momento, e é apenas uma questão de tempo quando isso acontecer.

Atualmente, não podemos prever o resultado de como o dinheiro digital mudará a sociedade. No entanto, sabemos que a maneira como os seres humanos trocam valor nos dias de hoje está claramente mudança de direção, e o bitcoin fez isso avançar ainda mais. O ambiente que o bitcoin produziu trouxe avanços tecnológicos significativos até agora, e agora parece estar testemunhando a maior transferência de riqueza em décadas. Esse é um feito bastante surpreendente para uma tecnologia com menos de dez anos, e só vai melhorar.

Quer aprender mais sobre Investimentos Digitais? Siga-nos em nossos canais:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/16221

Via: News Bitcoin
Tradução: Guia do Bitcoin