Como a blockchain pode ser usada para combater fraudes?

Como a blockchain pode ser usada para combater fraudes?

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Fraude é um problema generalizado em todo o universo digital. Falta de tangibilidade significa que qualquer tipo de informação ou dados podem ser falsificados, e há tantas informações e dados que é impossível verificar tudo.

Roubo de identidade é um medo comum (e vamos admitir, uma ocorrência comum) ao fazer negócios on-line. Mesmo com medidas de segurança sofisticadas, uma simples compra pode deixar suas informações pessoalmente identificáveis ​​expostas a roubo. Um fraudador experiente que se apossar do seu número CPF pode causar danos sem fim em um curto período de tempo. De acordo com um relatório da Javelin Strategy and Research, 15,4 milhões de consumidores perderam aproximadamente US $ 16 bilhões para ladrões de identidade em 2016, e esse número estava em uma trajetória ascendente.

A fraude de milhas e fidelidade é um problema que muitos especialistas dizem estar em ascensão, especialmente para as companhias aéreas, mas em muitos setores, estima-se que causem perdas de receita na casa dos bilhões. O fato de as milhas aéreas poderem ser resgatadas por meio de cartões de crédito para recompensas não relacionadas a viagens aéreas significa que os resgates fraudulentos equivalem ao dinheiro real perdido.

Alguns atribuem o aumento dessas fraudes ao fato de que os pontos de lealdade, embora sejam valiosos em teoria, muitas vezes ficam em contas não utilizadas e esquecidas, e geralmente não são tratados com o mesmo respeito pela segurança das informações bancárias. E os fraudadores sabem disso e aproveitam isso invadindo contas, criando contas falsas ou criando pontos falsos que podem ser trocados por dinheiro ou seu equivalente em mercadorias ou serviços. Isso significa perdas para clientes e empresas.

No entanto, a tecnologia blockchain pode oferecer verificação de ponta a ponta e escalável de dados, transações e interações que podem ajudar a combater fraudes de todos os tipos.

Robert Hackett, da Fortune, explica que a blockchain, “que consiste em blocos de transações concatenados, permite que concorrentes, fornecedores e compradores compartilhem um livro digital em uma rede de computadores sem a necessidade de uma autoridade central. Nenhuma das partes tem o poder de interferir nos registros: a matemática mantém todos honestos ”.

Quando se trata de prevenção de fraudes, precisamos da matemática para manter todos honestos.

A Blockchain utiliza contratos inteligentes que exigem que cada etapa de uma transação seja concluída e verificada antes que a próxima etapa possa ocorrer. A descentralização dos registros significa que um ladrão/fraudador de identidade não pode simplesmente invadir um único banco de dados para falsificar registros; eles precisariam falsificar informações de ambas as partes em várias etapas.

A Blockchain não pode ser considerada como uma cura para todos os tipos de fraude, pois a tecnologia ainda é relativamente nova, e as infraestruturas em torno dela ainda podem deixar lacunas abertas aos maus atores. No entanto, o risco de fraude pode ser atenuado de alguma forma colocando informações de identificação em uma estrutura de blockchain e dando apenas aos participantes conhecidos permissão para validar cada etapa da transação.

À medida que a tecnologia amadurece e mais organizações aprendem como integrar blockchain em suas infraestruturas e fechar essas lacunas de informações, assim a blockchain certamente se tornará uma ferramenta ainda mais poderosa para clientes e empresas no combate a todos os tipos de fraude.

Fonte: https://medium.com/@slpnetwork/how-blockchain-can-be-used-to-combat-fraud-334c69f6e603

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/