Como a blockchain pode promover uma verdadeira economia colaborativa

Como a blockchain pode promover uma verdadeira economia colaborativa

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

À medida que avançamos na revolução digital, parece que a tecnologia favorece os grandes jogadores do comércio eletrônico.

Hoje, gigantes como a Alibaba e Amazon estão experimentando grandes aumentos nas vendas, enquanto os menores lutam.

No entanto, parece que nem toda tecnologia está favorecendo os gigantes. Blockchain é cada vez mais usada para impulsionar o crescimento em empresas menores e permitir interações peer-to-peer.

Agora, as indústrias de pequena escala têm o poder de florescer e ter uma chance contra os golias da indústria.

Uma empresa que tem como objetivo ajudar a criar uma economia descentralizada para ajudar esses pequenos participantes é a Centrality, uma empresa de blockchain baseada na Nova Zelândia.

A empresa criou uma infra-estrutura e um mercado para aplicativos descentralizados (ou dapps), fornecendo as ferramentas necessárias para desenvolver serviços blockchain e eliminar os intermediários que buscam rentabilidade.

Esses aplicativos descentralizados podem ser a resposta para tornar a relação entre empresas e usuários mais transparente e mais flexível.

O CEO e co-fundador da Centrality, Aaron McDonald, disse:

“Se vamos mudar a maneira como a internet funciona, não podemos construir um mundo onde você tenha que ser um unicórnio para ter sucesso.

Queremos que seja mais fácil para os aplicativos menores colaborarem entre si, mas tenham valor suficiente para que sejam sustentáveis. ”

Hoje, se analisarmos o processo para as pequenas empresas colaborarem com outras pequenas empresas, parece haver muito atrito na Internet. Mas, segundo McDonald, se duas empresas podem construir confiança e compartilhar usuários e dados, isso pode reduzir esse atrito.

“Usando nossa estrutura de aplicativos para conectar aplicativos e contratos inteligentes para fazer o lado comercial, achamos que podemos criar um ambiente em que o aplicativo X possa ajudar na escala do aplicativo Y. Então, em vez de eu tentar adquirir todos os usuários, conteúdo e comerciantes, todos esses aplicativos estão me ajudando ”, explicou ele.

A centralidade fornece às pequenas empresas todas as ferramentas para usar em seus aplicativos, fornecendo recursos essenciais para o pagamento, mensagens, comunicações, armazenamento, a infraestrutura de blockchain subjacente e contratos inteligentes.

Dapps no mercado é capaz de compartilhar dados e clientes, promovendo verdadeiramente uma economia colaborativa.

Isso pode ser exemplificado por dois dapps no mercado Centrality:

Belong, um aplicativo em que os empregadores podem oferecer incentivos não salariais aos funcionários e o Skoot, um aplicativo de turismo.

Com um mercado comum, quando um funcionário recebe uma recompensa em Belong, o aplicativo pode sugerir uma refeição em um restaurante do aplicativo Skoot, ou talvez um aplicativo de transporte ofereça uma carona até lá.

É claro ver as oportunidades de colaboração e criar a melhor experiência para o consumidor.

“A ideia é que, enquanto você navega pelo seu dia, você pode esperar por aplicativos de uma maneira realmente perfeita”, disse McDonald.

Mas, de acordo com ele, se a blockchain vai alimentar a próxima geração da internet, então os desenvolvedores precisam se concentrar mais no valor do cliente e não apenas na tecnologia.

“As melhores coisas que podemos fazer é fazer com que paremos de falar sobre blockchain e apenas criemos experiências realmente boas. Eu acho que essa é a primeira coisa ”, ele disse.

“Muitas empresas de blockchain não entendem isso. Eles acham que podem apenas construir tecnologia e isso acontece. Mas você realmente tem que construir um negócio ”.

Mercados descentralizados, como o Centrality, podem realmente permitir que os negócios sejam dimensionados dentro do ecossistema blockchain, criando uma plataforma na qual as empresas podem colaborar e oferecer aos clientes uma experiência valiosa e confiável.