Comitê de ação política do Bitcoin bancará candidatos

Comitê de ação política do Bitcoin bancará candidatos

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O BitPAC, comitê fundado por Dan Backer em 2014, anunciou nesta quarta-feira (28) que vai expandir seu programa de apoio a candidatos políticos com uma oferta inicial da moedas. De acordo com o parecer, o chamado Politicoin será um token utilitário, que não terá a função de ser uma reserva de valor. Assim sendo, seu principal objetivo será oferecer aos detentores de token um tipo de direito a voto dentro do órgão.

Perspectivas para o BitPAC

Dan Backer afirmou que, inicialmente, a ideia é de que o BitPAC dê suporte apenas a campanha de Dan Bishop, senador pela Carolina do Norte que concorre a Câmara dos Representantes dos EUA. Entretanto, as intenções futuras do comitê envolvem construir uma plataforma de apoio e registro de candidatos, tanto para o Partido Republicano como para o Partido Democrático.

O suporte a candidatos com criptomoedas pode trazer um novo e interessante panorama. Embora o BitPAC tenha anunciado que os apoiadores dos candidatos podem fazer doações em dinheiro, eles serão estimulados com benefícios ao adotar as moedas digitais. O quanto este tipo de movimento pode ser significativo para o criptomercado ainda não é claro, mas o nível de visibilidade que seus ativos tendem a ter pode impulsiona-lo significativamente.

O ressurgimento do BitPAC

Em 2018, o comitê havia sido fechado devido ao fato de seus trâmites envolvendo doações de Criptomoedas como o Bitcoin não terem sido devidamente esclarecidos. Sobre este fato, Dan Backer explica que o órgão foi restabelecido a partir de novas perspectivas para tais processos. Assim sendo, este primeiro movimento demonstra uma ressignificação de suas funções.

Esta não será a primeira vez que o criptomercado se faz presente no panorama de doações de âmbito político. Em julho, a entidade Humanity Forward Fund, que apoiou a candidatura para a presidência de Andrew Yang, recebeu doações de Bitcoin por meio da Lightning Network. Isto acabou trazendo uma boa visibilidade para o ativo, contribuindo inclusive com suas altas.

O panorama atual do Bitcoin

Independentemente de como a ação do BitPAC repercutirá no criptomercado, o Bitcoin continua em sua trajetória para se manter na casa dos 10 mil dólares. No momento, o ativo opera com leve alta, próximo aos 10.200 dólares. Muitos especialistas estão indicando que este é um novo limite de queda para seu valor, de forma que ele pode voltar a subir em breve.

Seja como for, as perspectivas para o BTC, pelo menos a curto prazo, dão conta de um certo nível de estabilidade. Porém, há uma série de fatores que podem vir a influenciar nos preços futuros do ativo, o que deixa o mercado em estado de alerta.

Fonte: CoinTelegraph.

Veja também: Panorama indica aumento para o Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: