Comissário da SEC pede regulamentação no setor de DeFi em expansão

Comissário da SEC pede regulamentação no setor de DeFi em expansão

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem de blocos de madeira ilustrando o conceito DeFi

A Comissária da SEC, Hester Peirce, pediu que o setor DeFi seja receptivo às regulamentações

A comissária da SEC, Hester Peirce, defendeu fortemente a adoção de regulamentações no espaço DeFi enquanto falava na Escola de Direito da Universidade George Washington na segunda-feira.

O comissário argumentou que a regulamentação do setor ajudará a tornar a competição entre finanças centralizadas e descentralizadas um campo de jogo mais equilibrado. Ainda assim, ela admitiu que o último tinha a vantagem em resiliência tecnológica, facilidade de acesso, democracia e velocidade de transações.

Durante a palestra intitulada ‘Atomic Trading’ no evento da escola, Peirce disse que o setor precisava estar aberto a esses regulamentos. Seus comentários vieram poucos meses depois de ela revelar que a comissão faria uma abordagem prática para regular o DeFi.

A DeFi invadiu o cenário financeiro em um momento em que a maioria dos outros mercados eram monótonos. O setor lucrou com isso e explodiu nos primeiros meses da pandemia. Atualmente, possui um valor total bloqueado de $38 bilhões, de acordo com DeFi Pulse.

No entanto, sua popularidade crescente fez com que atores mal-intencionados e criminosos entrassem em ação. Houve um aumento no número de golpes registrados no setor desde o terceiro trimestre de 2020. A maioria desses golpes frequentemente acaba custando aos investidores que incorrem em perdas massivas. Este é outro motivo pelo qual Peirce está defendendo a regulamentação do setor.

O comissário da SEC avalia que a falta de regulamentação adequada é a causa subjacente e fundamental de todos os golpes. Esta postulação é apoiada por outros reguladores que pensam que regular o setor também acolherá novos usuários e contribuirá para a adoção em massa.

Mesmo enquanto o debate sobre a regulamentação do DeFi continua, o comissário da SEC entende que não seria um exercício direto. Peirce afirmou anteriormente que a natureza descentralizada do setor DeFi torna difícil a regulamentação. Ela explicou que seria uma tarefa onerosa supervisionar o espaço, pois havia muitas áreas cinzentas a serem consideradas.

Mesmo assim, Peirce acredita que a SEC está pronta para lidar com o assunto. Ela se referiu à saga GameStop afirmando que a comissão teve que tomar decisões difíceis. Peirce acrescentou que o DeFi seria o teste definitivo das capacidades de regulação da comissão. Ela também reconheceu o progresso tecnológico do setor, dizendo que os avanços ajudariam a superar os desafios regulatórios.