HomeComissão Europeia e BCE pesquisam riscos potenciais do Euro Digital

Comissão Europeia e BCE pesquisam riscos potenciais do Euro Digital


O conceito do Euro Digital

A Comissão Europeia (CE) trabalhará com o Banco Central Europeu (BCE) para analisar os riscos potenciais de desenvolver e emitir um Euro Digital

A Comissão Europeia e o BCE formarão uma parceria para considerar as potenciais desvantagens do Euro Digital. Os dois órgãos reguladores irão garantir que eles abrangem todos os aspectos antes do projeto de desenvolvimento do Euro Digital começar no final deste verão.

Numa declaração conjunta das duas entidades na terça-feira, foi revelado que trabalharão em conjunto para explorar a possibilidade de emissão de um Euro Digital para complementar as atuais soluções de numerário e de pagamento disponíveis.

O BCE e a Comissão Europeia estão a explorar a possibilidade de um Euro Digital devido à rápida digitalização no panorama dos pagamentos e ao surgimento de cripto-activos, acrescentou o relatório.

Esta parceria permitirá ao BCE e à Comissão Europeia prosseguir os seus esforços para criar e promover um setor financeiro digital europeu saudável e vibrante. Também os ajudaria a promover um setor de pagamentos bem integrado para responder aos novos requisitos de pagamento no continente.

O BCE decidirá se dará o pontapé inicial no projeto de desenvolvimento do Euro Digital neste verão, após a consulta pública na semana passada e um período de trabalho preparatório. O projeto abordará questões técnicas e de design cruciais e fornecerá ao Banco Central Europeu as ferramentas necessárias para a emissão de um Euro Digital.

O BCE e os serviços da Comissão Europeia estão a rever em conjunto (a nível técnico) um vasto leque de questões políticas, jurídicas e técnicas decorrentes de uma possível introdução de um Euro Digital, tendo em conta os respectivos mandatos e independência previstos nos Tratados .”

CBDCs representam questões de privacidade

De acordo com a Euractiv, o BCE fechou a consulta pública sobre os seus planos para o Euro Digital na semana passada, e a maioria dos inquiridos estava preocupada com os aspectos de privacidade relativos ao Euro Digital. 41% dos entrevistados expressaram preocupação com a privacidade dos pagamentos feitos com um Euro Digital potencial.

A segurança é outra preocupação, pois 17% dos entrevistados acreditam que o Euro Digital não seria seguro o suficiente. No entanto, Fabio Panetta, presidente da força-tarefa sobre Euro Digital e membro do conselho executivo do BCE, acredita que o Euro Digital fortaleceria a resiliência da privacidade nos pagamentos digitais.

No início deste mês, a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que espera que o Euro Digital esteja disponível em menos de cinco anos.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.