Comentários do Ministro das Finanças confundem posição da Índia sobre crypto

Comentários do Ministro das Finanças confundem posição da Índia sobre crypto

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem de Bitcoins e notas de banco indianas

Os últimos comentários do Ministro das Finanças da Índia levantaram questões sobre a recente proibição da criptomoeda

A ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, disse na CNBC na sexta-feira que o governo indiano ainda estava inclinado a considerar um experimento no setor de criptomoeda. Sua afirmação de que o governo é liberal na questão da criptomoeda torna difícil entender explicitamente o ponto de vista do país em relação aos ativos digitais.

“Muitas negociações e discussões estão acontecendo em torno da criptomoeda com o Reserve Bank of India”, disse ela. “O RBI fará uma chamada para saber que tipo de criptomoeda não oficial terá que ser planejada e como deve ser regulamentada. No entanto, queremos ter certeza de que haja uma janela disponível para todos os tipos de experimentos […] no mundo do crypto”.

Sitharaman acrescentou que o país estava procurando se alinhar com os avanços tecnológicos de rápido crescimento na indústria de ativos digitais.

“Muitas mensagens confusas estão chegando de todo o mundo. O mundo está se movendo rapidamente com a tecnologia, não podemos fingir que não a queremos.”

A Índia oscilou para frente e para trás na questão da criptomoeda por mais de três anos. O governo desautorizou as criptomoedas em 2018. A proibição foi, no entanto, suspensa em março do ano passado. Isso foi depois que a Suprema Corte anulou a decisão do Banco da Reserva da Índia, citando fundamentos “inconstitucionais”.

No início deste ano, um projeto de lei que visa proibir todas as criptomoedas privadas na Índia foi apresentado no parlamento do país. O projeto de lei argumentava que banir a criptomoeda criaria um ambiente favorável para o desenvolvimento de uma moeda digital. Ele também apresentou uma exceção um tanto heterodoxa, sugerindo que o RBI “permitirá certas exceções para promover a tecnologia subjacente da criptomoeda e seus usos”.

É claro que isso não agradou aos usuários de criptomoeda no país, que recorreram às redes sociais para protestar. Os ardentes apoiadores da criptomoeda até mesmo iniciaram uma campanha chamada #IndiaWantsBitcoin para fazer pressão contra o projeto de lei.

Seus comentários podem potencialmente dar um ressurgimento da criptomoeda na Índia. Ainda assim, as observações positivas não trouxeram clareza nem abordaram o ponto de vista disputado sobre a criptomoeda que a Índia se tornou sinônimo recentemente.

Sitharaman não divulgou detalhes sobre o andamento da moeda digital do país, a rupia digital. A última atualização sobre o assunto veio do governador do Reserve Bank da Índia, Shaktikanta Das, que afirmou que ainda era uma prioridade.