HomeCom uma avalanche de retiradas da Binance, CZ alerta para estrada “acidentada” à frente

Com uma avalanche de retiradas da Binance, CZ alerta para estrada “acidentada” à frente

Dan Ashmore

Principais conclusões

  • A Binance viu US$ 3 bilhões em fundos deixarem a plataforma na última semana
  • As retiradas do USDC foram interrompidas, mas agora estão de volta
  • A enxurrada de fluxos de saída destaca o quão baixa é a confiança no espaço

A Binance está no meio disso mais uma vez.

A maior exchange de criptomoedas do mundo está enfrentando um aumento sem precedentes nas retiradas de sua plataforma. Mais de US$ 3 bilhões em fundos fugiram da plataforma na última semana, de acordo com dados da rede.

Isso segue várias histórias que assustaram os investidores. O primeiro foi o relatório de que acusações criminais poderiam ser feitas contra o CEO Chengpeng Zhao, em relação a uma investigação de anos sobre lavagem de dinheiro.

Em seguida, houve a interrupção dos saques da stablecoin USDC, devido a um fluxo de saída inesperadamente alto ocorrido fora do horário bancário (os swaps tiveram que ser encaminhados por meio de bancos com sede em Nova York). As retiradas do USDC foram retomadas normalmente, com um tempo de inatividade total de cerca de 8 horas.

Clientes em pânico após o colapso da FTX

Mas a verdadeira razão para a enxurrada de retiradas é que o colapso espetacular da FTX, pelo qual o ex-CEO Sam Bankman-Fried foi preso na segunda-feira, cortou a confiança na indústria cripto.

Isso não é necessariamente justo para as empresas honestas, mas faz sentido. Os clientes precisam cuidar de si mesmos primeiro, e é lógico retirar agora até que a poeira baixe, pois realmente não há desvantagem em fazer isso.

O endereço oficial de prova de reservas da Binance mostra que as saídas de Bitcoin também foram significativamente elevadas nas últimas 48 horas:

A Binance também não está se ajudando com sua tentativa de má qualidade de comprovação de reservas, o que não fez nada para acalmar as preocupações do setor. As divulgações não mostram passivos, o que significa que são redundantes quando se trata de fazer uma avaliação justa se todos os ativos são garantidos.

A preocupação com as retiradas interrompidas do USDC e a falta de transparência com a prova de reservas foi a gota d’água em termos de confiança, e os investidores inundaram as saídas.

Zhao alerta para estrada “acidentada” à frente

Claro, o fluxo de fundos é perfeitamente aceitável. Ou seja, presumir que tudo está correto, para o qual não há razão para acreditar, não é o caso. No entanto, o fato de que os clientes não podem se verificar e devem confiar na palavra de um CEO não é exatamente reconfortante.

Especialmente quando, você sabe, um certo outro CEO queimou toda a indústria no mês passado.

Mas esta não é a mesma situação da FTX.

“Você definitivamente está vendo retiradas maiores do que o normal da Binance. Definitivamente, vale a pena ficar de olho, mas até onde posso dizer neste momento, isso é muito diferente da situação da FTX“, disse Alex Svanevik, CEO da empresa de análise de blockchain Nansen, em entrevista à CNBC.

O CEO da Binance, Zhao, afirmou que, embora haja desafios pela frente, a Binance ficará bem. “Embora esperemos que os próximos meses sejam turbulentos, vamos superar esse período desafiador – e estaremos mais fortes por ter passado por isso” , escreveu Zhao em um memorando interno visto pela Bloomberg.

A indústria deve mudar

O ponto principal é que, apesar do que você pode acreditar sobre a Binance, a realidade é que há falta de transparência aqui e os investidores estão paranóicos devido à série de escândalos que abalaram o setor este ano.

Qualquer aparência de confiança que restou após o fiasco do LUNA, que derrubou várias empresas, como o credor de criptomoedas Celsius, agora está quebrada, seguindo a escala impressionante do desastre da FTX.

A Binance tem a obrigação de manter um padrão mais alto, agora que detém uma fatia tão dominante do mercado. Até agora, seus esforços em relação à prova de reservas foram insuficientes, com o mundo criptográfico novamente contando com os tweets de um CEO para garantir que tudo está indo bem.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.