Com Rússia enfrentando sanções, Copa do Mundo pode ajudar o Bitcoin

Com Rússia enfrentando sanções, Copa do Mundo pode ajudar o Bitcoin

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os preços do Bitcoin poderão ter uma recuperação saudável, à medida que o maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo, começar em duas semanas. O país anfitrião, a Rússia, enfrenta uma série de sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos – potencialmente abrindo as portas para as criptomoedas.

Como resultado do bloqueio econômico, dois dos maiores processadores de pagamento do mundo, a Visa e a Mastercard, serão parcialmente prejudicados durante a Copa do mundo 2018, levando os consumidores a usar o bitcoin como meio de pagamento em hotéis, vôos e despesas diárias. O preço do bitcoin vai reagir ao potencial aumento de uso na Copa do Mundo?

Gol do Bitcoin

Apesar das sanções, a Visa e a Mastercard ainda processarão a maioria das transações usando uma série de processos alternativos. No entanto, o aumento na demanda por bitcoin como uma opção de pagamento poderia levar a uma grande valorização.

O Kaliningrado – uma das onze cidades anfitriãs – está disponibilizando o pagamento de hotéis em criptomoedas. Vários bares e agentes de viagens estão abertos a aceitar pagamentos em bitcoin.

O evento internacional de futebol funcionará como um palco para o bitcoin provar seu valor como meio de pagamento, algo que ainda não conseguiu alcançar. Espera-se que o aumento na circulação de bitcoins influencie positivamente no preço.

Transformando o Trimestre

O bitcoin, juntamente com outras criptomoedas, teve um primeiro trimestre difícil em 2018. Esperava-se uma reviravolta durante e depois da Consensus em Nova York. Por mais supersticioso que possa parecer, a história indicou que durante e após a Conferência, uma das maiores conferências de criptomoedas, os preços do bitcoin tendem a aumentar.

Até mesmo Robert Sluymer, diretor administrativo e estrategista técnico da Fundstrat Global Advisors, previu que o preço do bitcoin iria “subir” após a Conferência. No entanto, nenhuma dessas previsões se confirmou.

Bitcoin – a única moeda global

Prever um aumento no preço do bitcoin durante o evento de futebol é mais razoável se a demanda fundamental e as forças de suprimento forem levadas em conta. De acordo com Thorsten Koeppl, professor de economia da Queen’s University no Canadá, quanto mais bitcoin é usado como meio de pagamento, maior o seu valor:

“O valor do Bitcoin é parcialmente impulsionado pelo seu potencial como meio de pagamento e, antes de as taxas subirem junto com o preço, havia pessoas usando o Bitcoin para transferências internacionais.”

Ainda é difícil defender a necessidade de uma moeda digital global. No entanto, os desafios específicos enfrentados pela Copa do Mundo de 2018 – um país anfitrião na Rússia que enfrenta sanções econômicas com as quais grandes corporações multinacionais – em especial americanas – precisam obedecer a ordem do presidente Trumph, demonstra a utilidade do bitcoin. A adoção relativamente ampla do Bitcoin em comparação com outros ativos digitais o coloca em posição superior em qualquer corrida para reivindicar o status de “moeda global”.

O preço do bitcoin aumentará devido à Copa do Mundo na Rússia? Compartilhe suas opiniões na seção de comentários abaixo.

Fonte

Guia do Bitcoin