Com o bitcoin preso em um mercado de baixa, centenas de outros projetos criptos agora são considerados sem valor

Com o bitcoin preso em um mercado de baixa, centenas de outros projetos criptos agora são considerados sem valor

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

A criptomania em 2017 gerou um dilúvio de novas ofertas iniciais de moedas (ICOs), mas uma nova pesquisa sugere que os números já caíram para apenas algumas centenas de projetos da ICO.

O site deadcoins.com atualmente lista 820 moedas digitais que estão mortas, foram hackeadas ou foram apenas golpes. Outro site, coinopsy.com, também tem detalhes sobre as 255 moedas que se juntaram ao cemitério cripto.

A lista do Coinopsy inclui a polêmica moeda Bitconnect, que viu seu valor despencar em janeiro antes que o projeto fosse fechado depois de receber cartas dos órgãos reguladores dos EUA solicitando o fim do projeto.

Já na deadcoins.com encontramos Titanium Blockchain Infrastructure Services (TBIS), que supostamente arrecadou milhões através de uma ICO antes que seu fundador fosse acusado de fraude em maio deste ano.

Os dados indicam que o espaço cripto tem sido foco de fraudes e mais fraudes desde que explodiu em popularidade no ano passado.

Contudo, o numero de golpes vem caído desde o primeiro semestre deste ano, com os preços do bitcoin caindo cerca de 70%.

E em meio a correções de preços significativas para grandes projetos, mais ICOs desonestas caíram no esquecimento – um processo exacerbado pelo fato de que os projetos menos robustas de ICOs estão agora na mira dos reguladores.

Apesar disso, um relatório da empresa global de contabilidade PWC mostrou que mais de 500 ICOs foram lançadas no primeiro semestre de 2018, com um volume total de US $ 13,7 bilhões – quase o dobro dos US $ 7 bilhões registrados em todo o ano de 2017.

O relatório fez menção a dois grandes projetos – o do aplicativo de mensagens Telegram e a plataforma blockchain EOS – que coletivamente afirmam arrecadar US$ 6 bilhões este ano.

Em meio ao atual mercado, os preços do bitcoin conseguiram apoio no fim de semana, depois de cair brevemente abaixo de US $ 5.800 na noite de sexta-feira – o nível mais baixo desde o final do ano passado.