Coinbase volta a trás e afirma que não conseguiu aprovação da SEC

Coinbase volta a trás e afirma que não conseguiu aprovação da SEC

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Coinbase, a maior bolsa norte-americana de criptomoedas, recuou de seu pedido no início desta semana de obter aprovação da Securities and Exchange Commission (SEC) para listar as criptomoedas consideradas títulos. 

Mês passado, junho, a Coinbase, a maior exchange dos EUA, declarou iria se tornar a primeira exchange a disponibilizar cripto-ativos como títulos regulamentados pela SEC. O tal anúncio oficial afirmou que essa medida só “seria possível após a aquisição da Keystone Capital Corp., da Venovate Marketplace, Inc. e da Digital Wealth LLC”. O anúncio oficial também destacou que essa manobra estava pendente de aprovação pela SEC e da FINRA (Financial Autoridade Reguladora da Indústria).

Mas esta semana, passados mais de um mês desde o anúncio oficial, a Coinbase confirmou que recebeu luz verde para avançar com as aquisições. Elliot Suthers, porta-voz da empresa, disse o seguinte em um email para a Bloomberg:

Ser obtivermos permissão para essas entidades, daremos mais um passo em direção ao nosso objetivo final de permitir que nossos clientes negociem tokens securities tokens em nossa plataforma […] Há muito mais etapas e conversas necessárias com os reguladores antes da conclusão da jornada.

Coinbase volta atrás

Hoje, 18 de julho outro porta-voz da Coinbase, Rachael Horwitz, emitiu outro comunicado anulando o anúncio anterior. Horwitz esclareceu que a exchange não foi oficialmente aprovada pelos orgãos reguladores, dizendo:

Erramos em dizer que a SEC e a FINRA aprovaram a compra da Keystone pela Coinbase porque a SEC não estava envolvida no processo. “A aprovação da SEC não é necessária para a mudança da aplicação de controle”, acrescentou ela. “A Coinbase discutiu aspectos da proposta de compra, incluindo a aquisição da Keystone Entity, foram discutidos informalmente com a SEC.”

Se a Coinbase se tornar uma corretora de security tokens, totalmente registrada, isso aumentará consideravelmente a os diversos serviços que a empresa pode disponibilizar.

Recentemente a Coinbase também declarou que está “analisando a adição” de cinco novas criptomoedas à sua plataforma, são elas, Cardano, BAT, Stellar, Zcash e 0x. Vale destacar que a Circle, concorrente direto da Coinbase, também confirmou seus planos de buscar o registro da SEC.

Fonte: Bitcoinist