Coinbase abre escritório em Dublin para ajudar o mercado europeu

Coinbase abre escritório em Dublin para ajudar o mercado europeu

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

 

A iminente saída do Reino Unido da União Europeia (UE) tem um efeito mensurável na indústria de serviços financeiros estabelecida em Londres. Agora, afeta o setor de criptomoeda do país.

A Coinbase, uma das maiores exchanges de moedas digitais e fornecedores de carteira do mundo, revelou que está abrindo um escritório em Dublin para ajudar a lidar com o possível resultado do Brexit.

“Nosso escritório em Dublin sinaliza a crescente presença da Coinbase na Europa e complementará as operações de nosso hub em Londres, que continuará sendo nossa sede européia”, disse Zeeshan Feroz, executivo chefe da exchange no Reino Unido.

“Em relação à localização, Dublin foi a escolha mais assertiva por ser um Estado membro da UE de língua inglesa que possui um conjunto diversificado de profissionais, um espírito empreendedor e apoio de longa data para a inovação tecnológica.”

Na semana passada, o governo do Reino Unido disse que espera que milhares de empregos em serviços financeiros sejam transferidos para a UE quando o país deixar o bloco comercial.

Embora a maioria das empresas de serviços financeiros tenha evitado assumir compromissos firmes para transferir funcionários para fora de Londres, muitas delas deixaram opções de negociação abertas para escritórios em Amsterdã, Dublin, Frankfurt e Paris.

Alguns, acreditam que os planos para tirar finanças de Londres foram exagerados. De acordo com uma pesquisa da Reuters feita em setembro, 630 empregos no Reino Unido foram transferidos ou criados no exterior seis meses antes do Brexit, um número menor do que os bancos disseram que poderiam mudar depois do voto surpresa da Grã-Bretanha para deixar a UE.

Os entrevistados declararam que estão esperando por um acordo entre o Reino Unido e a UE. Os resultados da pesquisa sugerem que Londres provavelmente continuará sendo o maior centro de finanças internacionais do mundo, depois que o Reino Unido deixar o bloco comercial da UE.

Em agosto, foi relatado que o fascínio da Irlanda como uma base pós-Brexit para muitas empresas financeiras em busca de uma nova rota para a UE tem impulsionado os salários para alguns cargos.

“Dublin é um centro de profissionais para empresas como a Coinbase, que amplia e internacionaliza as operações de negócios”, disse Martin Shanahan, CEO da IDA Ireland, agência de investimentos estrangeiros.

Como parte de sua estratégia de crescimento, a exchange já deu vários passos, entre eles o lançamento de serviços para clientes institucionais (Coinbase Custody, Coinbase Prime e Coinbase Institutional Coverage) e uma parceria com a Caspian para fornecer ferramentas avançadas de negociação.

Guia do Bitcoin