Cidade Holandesa testa tecnologia Blockchain para o setor Imobiliário

Cidade Holandesa testa tecnologia Blockchain para o setor Imobiliário

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

A filial holandesa da Deloitte está trabalhando com a cidade de Roterdã para criar um protótipo para gravar contratos de arrendamento em uma Blockchain.

Em conjunto com o Centro de Inovação de Cambridge (uma empresa de serviços imobiliários com sede nos EUA), o projeto se concentrará no desenvolvimento de uma plataforma para a gestão de transações imobiliárias. A área é uma das que estão sendo exploradas por várias startups, com a aprovação de Roterdã representando o último esforço para a ponte do setor imobiliário e a tecnologia blockchain.

A primeira parte do processo envolveu a construção de um mecanismo de registro de contratos de arrendamento. A partir daí, os envolvidos com o projeto irão implementar a parte de pagamentos de transações imobiliárias em conjunto com a ferramenta de registro de contratos.

Jan Willem Santing, gerente de serviços de consultoria imobiliária da Deloitte, disse em um comunicado:

“A próxima etapa será monitorar os pagamentos de aluguel. Por exemplo, implementando aplicativos adicionais de blockchain no setor imobiliário, tempos de transação e os custos podem ser ainda mais reduzidos.Além disso, ele permite que os envolvidos usem a análise de dados para tomar decisões de investimento quanto ao futuro, na venda ou construindo imóveis”.

O esforço é uma das iniciativas de blockchain do setor público de maior destaque nas últimas semanas, vindo da notícia de que o Porto de Roterdã, o maior porto marítimo da Europa, vem testando suas próprias aplicações na rede blockchain.

O anúncio também vem em meio a um esforço de modernização digital que está sendo realizado tanto pelo governo nacional dos Países Baixos como por distritos de nível municipal em toda a região.