China se aproxima do lançamento de moeda digital em todo o país

China se aproxima do lançamento de moeda digital em todo o país

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem duma moeda de ouro e-RMB sobre notas de yuan

O governo de Shenzhen doou $3 milhões em Yuan Digital ao realizar um teste CBDC

A China está perto de lançar sua moeda digital do banco central (CBDC) após um anúncio do governo de Shenzhen na véspera de Ano Novo sobre um terceiro teste CBDC. O teste será realizado na cidade de Shenzhen, no sudeste da China. Um total de 20 milhões de Yuan Digital ($3 milhões) será usado no teste.

A soma será entregue aos residentes em 100.000 pacotes vermelhos por meio de um sistema de loteria, cada um valendo 200 Yuan Digital. Os ganhadores da loteria podem utilizar a soma em mais de 10.000 centros comerciais e restaurantes da metrópole. O teste está previsto para ocorrer de 7 a 17 de janeiro. Os testes anteriores foram concluídos em outubro e dezembro do ano passado.

O primeiro teste foi conduzido por meio de um sorteio de 10 milhões de Yuan Digital. 50.000 residentes foram alvos do teste, gastando o dinheiro em quase 3.000 lojas locais. O segundo teste ocorreu no centro de manufatura de Suzhou com o dobro do escopo, ou seja, 100.000 residentes da cidade. Um total de 20 milhões de Yuan Digital foi usado no exercício realizado em meados de dezembro.

O momento do teste de Suzhou não poderia ser melhor, uma vez que o sorteio foi realizado na véspera do festival de compras ‘double twelve’ em 12 de dezembro. Os ganhadores da loteria puderam gastar o dinheiro em lojas online em JD.com, um privilégio que foi retirado no terceiro teste. O teste de Suzhou foi finalizado em 27 de dezembro.

O recurso de pagamento online, no entanto, não é a única coisa presente no teste de Suzhou que estará faltando no teste mais recente. A função offline de toque para pagar também estará ausente no teste de Shenzhen. O Beijing Business Today informou que, após o teste de Suzhou, foi observado que havia alguns bugs na função offline de toque para pagar. Portanto, a opção não será usada no último teste de Shenzhen.