China planeja loteria CBDC no valor de $6,2 milhões

China planeja loteria CBDC no valor de $6,2 milhões

By Sam Grant - min. de leitura

Os últimos esforços da China na tentativa de implementar uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC) estão chegando a Pequim

O governo chinês está planejando um segundo teste em larga escala na capital do país para avaliar sua população quanto à disponibilidade do CBDC. O sorteio maciço está programado para o próximo Festival do Barco do Dragão. Pequim anunciou hoje cedo que planeja doar 40 milhões de Renminbi (cerca de $6,2 milhões) no evento de loteria.

O edital da prefeitura detalhou ainda que seus moradores poderão se inscrever no evento programado através de dois aplicativos móveis bancários. O grupo de participantes fornecerá seus nomes e números de identidade durante a inscrição para a prova entre 5 e 7 de junho. Quatro dias após o encerramento das inscrições, em 11 de junho, serão anunciados os ganhadores da loteria.

Cada uma das 200.000 pessoas selecionadas receberá um envelope vermelho contendo 200 Yuan digitais. Os vencedores terão, então, até 20 de junho para retirar seus ganhos em Pequim, em diferentes pontos de venda. A China já realizou testes públicos semelhantes em outras cidades, como Chengdu, onde uma oferta de 40,2 milhões de yuans digitais foi realizada em fevereiro. Isso se seguiu aos testes do ano passado em outras cidades, como Shenzhen e Xangai, essa última considerada a região centro de tecnologia.

Se as palavras de Li Bo, vice-governador do Banco Popular da China, servirem de exemplo, há uma expectativa de integrar o uso da moeda digital nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. O Renminbi Digital nas Olimpíadas contribuirá muito para ajudar a China a expandir o escopo da moeda digital.

Houve preocupações de que o Yuan digital pretende se internacionalizar e contestar o domínio do dólar americano. Li Bo, no entanto, descartou tal cenário, esclarecendo que a moeda era destinada apenas ao uso doméstico e não internacional. O funcionário do PBoC acrescentou que o objetivo era acelerar o comércio internacional e os investimentos.

A China está entre os líderes mundiais na corrida para instituir uma moeda digital operacional. O yuan digital está em desenvolvimento há algum tempo. À medida que o país busca realizar um eventual lançamento nacional da moeda, o PBoC tomou medidas conjuntas com instituições financeiras massivas, como a Ant Financial, para ajudar na distribuição do CBDC. O aumento crescente de testes que a China vem fazendo indica que está no caminho para atingir seu objetivo principal.