China deve centrar-se no uso local do Yuan digital

China deve centrar-se no uso local do Yuan digital

By - min. de leitura
Uma imagem do Yuan digital e de papel

Ex-governador do Banco Popular da China (PBoC) disse que a China pretende concentrar-se na utilização doméstica de seu Yuan digital

A China pretende utilizar sua moeda digital do banco central (CBDC) internamente em vez de visar a adoção global. É o que diz um antigo governador do banco central, Zhou Xiaochuan. Há preocupações, especialmente dos Estados Unidos, de que a China usará o Yuan digital para contornar as sanções e derrubar o dólar americano como moeda de reserva global.

Contudo, Xiaochuan afirmou que o uso do Yuan digital como moeda global causaria problemas. De acordo com o antigo governador do banco central, o uso do Yuan digital como moeda de reserva global poderia afetar a independência das políticas monetárias.

O Yuan digital tem estado em fase de testes nos últimos meses, com a China determinando como a CBDC se comportaria no mundo real. A China ainda não identificou um cronograma para a implantação completa do Yuan digital.

O vice-governador do PBoC, Li Bo, acrescentou que o banco pretende aumentar o escopo de testes do Yuan digital. O PBoC quer testar os pagamentos transfronteiriços com o Yuan digital enquanto se prepara para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno programados para o próximo ano. O banco central da China quer oferecer o Yuan digital como um método de pagamento para pagamentos internacionais para usuários locais e estrangeiros, incluindo atletas.

Vários relatórios sugerem que os funcionários de várias agências governamentais nos Estados Unidos estão analisando a potencial ameaça do Yuan digital. As autoridades estão preocupadas que a China use a moeda digital para contornar as sanções e, em última instância, substituir o dólar como a principal moeda de reserva mundial.

Um funcionário superior do Banco do Japão (BOJ) disse que o Yuan digital não representa nenhuma ameaça para a posição do dólar na economia global. A China reiterou a mesma posição, acrescentando que o Yuan digital está se concentrando no uso doméstico.

As moedas digitais do banco central estão ganhando força a nível mundial à medida que os países começam a perceber a necessidade de emitir uma versão digital de seu dinheiro. Até agora, a Rússia, o Japão, a UE e a Suécia revelaram que estão trabalhando em suas CBDCs. Mais países poderão participar do trem das CBDC nos próximos meses e anos.