China classifica Ethereum como a melhor rede Blockchain do mundo e o Bitcoin como a 13ª

China classifica Ethereum como a melhor rede Blockchain do mundo e o Bitcoin como a 13ª

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em 17 de maio, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou seus ratings públicos de blockchain, classificando vários projetos de blockchain como a Ethereum no setor global de criptomoeda, com base em três critérios: tecnologia, aplicação e inovação.

Bitcoin é a 13ª melhor criptomoeda, segundo índice da China

Como mostrado no gráfico abaixo, o governo chinês classificou Ethereum como a melhor rede blockchain número 1 mundo. Os cinco principais incluíram Ethereum, Steem, Lisk, NEO e Komodo, todos os quais utilizam contratos inteligentes para processar com eficiência e segurança informações em de forma descentralizada.

A adição do Steem nos cinco primeiros rankings da rede de blockchain do governo chinês foi inesperada pela comunidade porque, diferentemente de Lisk e NEO, o Steem não é uma tecnologia blockchain de camada de base que pode ser usada para criar aplicativos descentralizados. O Steem é uma plataforma de distribuição de conteúdo baseada no blockchain com o objetivo principal de distribuir conteúdo. Essencialmente, o Steem é como o Reddit baseado no blockchain descentralizado.

-> Ouça agora um podcast especial sobre a Steem e conheça tudo sobre ela <-

Outro acréscimo surpreendente aos seus 10 melhores rankings foi o Monero no número 9, dado que vários governos, incluindo o governo japonês e sua agência de serviços financeiros (FSA) expressaram suas preocupações com criptomoedas como Monero e Zcash que são capazes de processar pagamentos anônimos que poderiam ser associado a lavagem de dinheiro e atividades criminosas.

Bitcoin ao lado da Verge (XVG)

A comunidade de criptomoedas ficou surpresa com o ranking de bitcoin, em 13, que foi co-classificado com a criptomoeda de privacidade Verge. A comunidade de bitcoins ficou compreensivelmente indignada com o ranking de bitcoin aos 13, considerando que o bitcoin tem o histórico mais longo como a criptomoeda mais segura e dominante no mercado global.

O argumento de que o aplicativo bitcoin é limitado a uma forma de dinheiro e pagamento é ilógico, já que o governo chinês classificou a Steem, que tem uma única aplicação em sua rede blockchain que é uma plataforma de distribuição de conteúdo, como a segunda melhor rede blockchain atrás de Steem.

Mais importante, o bitcoin tem uma das comunidades de desenvolvimento de código aberto mais ativas do setor de criptomoeda global e desenvolveu tecnologias inovadoras como Transações Confidenciais (CT), Bulletproofs e Lightning Network, que permitem que os desenvolvedores ativem transações privadas, processem micropagamentos e com soluções como o RootStock (RSK), potencialmente permitem que o bitcoin funcione como uma plataforma de contratos inteligentes tipo Ethereum.

A alta classificação das redes Ethereum e blockchain de contrato inteligente pode influenciar o governo a permitir que algumas redes blockchain operem na China.