Chile incluíra imposto sobre criptomoedas na declaração anual

Chile incluíra imposto sobre criptomoedas na declaração anual

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 01 junho 2021

Contribuintes do Chile aparentemente vão ter que pagar impostos sobre ganhos com criptomoedas este ano. O Serviço de Impostos Internos (Servicio de Impuestos Internos, SII), incluiu uma sessão para os ativos digitais na taxação do imposto de renda anual.

De acordo com a mídia local, no último ano o governo decretou que ativos digitais não estão dentro do Imposto por Valor-Agregado, já que eles são vistos como “ativos intangíveis”. Os contribuintes chilenos vão pagar impostos sobre os ganhos relacionados a criptomoedas, já que eles aumentam o valor total ganho pela pessoa de forma anual. No Chile, o imposto é pago sempre em abril.

Segundo o Diario Bitcoin, o governo chileno incluiu pela primeira vez uma seção dedicada às criptomoedas, que são declaradas como “ganho pessoal ou dinheiro recebido de outras empresas”.

No mesmo artigo é detalhado em uma carta oficial, assinada pelo diretor da SII, Fernando Barraza, que aqueles que negociam ativos digitais devem registrar suas operações através da “fatura isenta de impostos” para que a agência possa monitorar os investidores. O Diario Bitcoin também nota que o boom das criptomoedas dentro do Chile fez o governo começar a monitorar as moedas e os investidores que usam elas como “moedas válidas para negociar produtos e serviços”.

Apesar das criptos terem sido incluídas no imposto chileno, o status legal dessas moedas continua um mistério a ser discutido. Alguns até argumentam que a decisão da SII é positiva, oferecendo mais legitimidade para os ativos digitais.

Não existe nenhuma informação sobre se é possível registrar perdas em criptomoedas como isenção de impostos. Aparentemente apenas o ganho será contabilizado.

A notícia não é ruim para o mercado chileno. Durante o ano passado as exchanges do país iniciaram uma batalha difícil contra os bancos tradicionais, que estavam realizando um bloqueio completo nas contas das exchanges, quase quebrando a maioria das empresas.

Uma posição oficial do governo em relação à legitimidade da moeda, com inclusão delas no imposto, pode dar mais força para as exchanges enfrentarem as instituições bancárias.

Conheça o Tezos Rio, um grupo do Rio de Janeiro com foco na blockchain Tezos