CFOs repensam investimentos em Bitcoin devido à grande oscilação dos preços

CFOs repensam investimentos em Bitcoin devido à grande oscilação dos preços

By - min. de leitura
Bitcoin e USD

Alguns diretores financeiros (CFOs) estão repensando o investimento de seus fundos de reserva em Bitcoin (BTC) após a recente correção de preço de 30%

Os CFOs de Wall Street estão ficando cautelosos em investir fundos da empresa em Bitcoin após a correção maciça de preço da criptomoeda na semana passada. De acordo com um relatório da Bloomberg, alguns CFOs não querem arriscar, apesar do excelente desempenho da criptomoeda nos últimos meses.

O mercado de criptomoedas viu um influxo de investidores institucionais nos últimos meses. Empresas de capital aberto como Square, MicroStrategy, MassMutual e Ruffers bombearam bilhões de dólares de reservas de caixa da empresa em Bitcoin no ano passado. Alegadamente, outras empresas estão pensando em fazer o mesmo, enquanto aquelas com participações BTC estão ponderando sobre aumentar suas posições de mercado.

No entanto, a enorme volatilidade da criptomoeda parece ser um desestímulo para alguns diretores financeiros. O Bitcoin atingiu um novo recorde histórico de $41.900 no início do mês, mas desde então tem lutado para manter esse nível de preço.

Bloomberg conversou com alguns CFOs de Wall Street, e alguns deles expressaram sua relutância em investir seus fundos de reserva em Bitcoin. Michael O’Rourke, estrategista-chefe de mercado da JonesTrading, disse: “Seria uma bandeira vermelha para os investidores se uma empresa comprasse ativos financeiros para fins de especulação não relacionados ao seu negócio principal“.

Os diretores financeiros afirmam que as grandes flutuações do Bitcoin o tornam menos atraente, uma vez que as reservas de caixa da empresa são mantidas durante os dias chuvosos para ajudá-los a manter as necessidades de negócios durante contratempos inesperados.

O professor adjunto da Columbia Business School, Robert Willens, acredita que os CFOs podem não querer investir as reservas de dinheiro em Bitcoin após a queda do preço da semana passada, pois isso representa um risco significativo de sua parte. “É uma estratégia inteligente? Pode ser. Mas, claro, se não for, se tornaria algo que poderia ameaçar a própria existência de uma corporação”, acrescentou.

O BTC sempre dividiu as narrativas entre os investidores institucionais devido à sua ação de preço. No passado, os investidores institucionais não olhavam para o Bitcoin devido à sua alta volatilidade e baixa taxa de adoção. No entanto, à medida que mais pessoas e empresas olham para o Bitcoin como uma reserva de valor, os investidores institucionais estão começando a pensar no Bitcoin, enquanto outros já investiram milhões de dólares no mercado de criptomoedas.

Apesar do investimento de 2020, o Bitcoin ainda responde por uma pequena porcentagem dos fundos institucionais, com sua capitalização de mercado ainda chegando a $1 trilhão. O Goldman Sachs acredita que o Bitcoin precisa de mais investimentos institucionais para ganhar estabilidade.