Cerca de $ 1 bilhão de Bitcoin sai da hibernação

Cerca de $ 1 bilhão de Bitcoin sai da hibernação

By Sam Grant - min. de leitura
Baú do Tesouro BTC

Um usuário anônimo movimentou quase $ 1 bilhão em BTC pela primeira vez em cinco anos

69.370 BTC (valendo quase $ 1 bilhão no momento da transferência) foi transferido de um endereço vinculado ao site do Silk Road que foi fechado em 2013. O endereço da carteira é o quarto maior e foi inativo nos últimos cinco anos.

Antes de seu fechamento, o Silk Road era um mercado de darknet popular que permitia aos usuários comercializar produtos e serviços ilegais, como drogas e armas. Seu fundador, Ross Ulbricht, um cientista da computação, foi preso pelas autoridades em 2013. Mais tarde, ele foi condenado por hacking, lavagem de dinheiro e conspiração para traficar documentos de identidade e narcóticos.

A transação aconteceu em duas fases. Primeiro, o usuário enviou 1 BTC – provavelmente como um teste antes de enviar o resto das moedas.

De acordo com o CipherTrace, a transação é provavelmente uma mudança para se manter atualizado com a rede Bitcoin ou um incidente de hacking. A última vez que um usuário moveu fundos associados ao agora extinto mercado do Silk Road foi em 2015.

No relatório de 3 de novembro, CipherTrace também acrescentou que um incidente de hacking poderia explicar a transação.

“Esses movimentos podem significar que o dono da carteira está transferindo fundos para novos endereços para evitar que hackers acessem o arquivo wallet.dat ou que os hackers já quebraram o arquivo”, explicou a empresa.

A carteira teria sido movida por hackers por cerca de dois anos com uma tentativa de decifrar a senha. Nesse período, nenhum hacker ou cracker conseguiu fazer isso. Um usuário de Bitcoin, alegando ter o arquivo wallet.dat para a carteira, perguntou no Twitter há dois meses se era possível acessar as mais de 69.000 moedas. O usuário passou a propor o emprego de um computador quântico para trabalhar com as chaves privadas.

“Estou com a carteira, @Google me conecte a um computador quântico, por favor”, postou.

Não se sabe se um hacker finalmente conseguiu invadir a carteira ou se o proprietário fez a transação. No entanto, é uma transação que vai agitar o setor crypto.