CEO do Alibaba sobre Bitcoin: “Se eu tivesse meu próprio país, definitivamente só usaria Bitcoin”

CEO do Alibaba sobre Bitcoin: “Se eu tivesse meu próprio país, definitivamente só usaria Bitcoin”

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Recentemente, o fundador da Alibaba, Jack Ma, disse que não tem muito interesse em Bitcoin. Em uma nova série, os CEOs dos gigantes chineses de comércio eletrônico Alibaba, Jingdong Mall (JD) e 58.com compartilharam suas idéias sobre Bitcoin e a tecnologia Blockchain.

“Não sinto vergonha em dizer que não sei nada sobre Bitcoin”.

Em 10 de novembro, Ma falou sobre seu filme, a Arte de Ataque e Defesa (Gong Shou Dao) no evento público “Diálogo com Jack Ma” em Xangai. Uma atriz cujo irmão está obcecado com Bitcoin perguntou ao bilionário como ele vê o futuro do Bitcoin.

O Sr. Ma comentou que ele tentava entender o que os valores do Bitcoin podem trazer para a sociedade, mas ele não é um grande fã de Bitcoin.

“Devemos ser cautelosos em relação ao Bitcoin. Sua tecnologia subjacente, no entanto, é realmente poderosa. Presto mais atenção a uma sociedade sem dinheiro e à tecnologia Blockchain. E não vejo vergonha por não conhecer o Bitcoin”.

Seguindo as iniciativas das principais instituições financeiras e empresas como a Nasdaq e a IBM, a Alibaba tornou-se cada vez mais interessada na tecnologia Blockchain. Nos últimos dois anos, o gigante do comércio eletrônico utilizou a Blockchain para aumentar a transparência no setor de filantropia do país, combater a fraude alimentar e garantir dados de saúde no setor médico. E em outubro, o CTO da Ant Financial Cheng Li ofereceu uma enunciação pública da estratégia tecnológica da empresa “BASIC” pela primeira vez na Conferência de Computação 2017 . O acrônimo BASIC significa “Blockchain, Inteligência Artificial, Segurança, Internet de Coisas e Computação em Nuvem”.

“Se os clientes aceitam Bitcoin, então estou bem com isso”.

Como principal concorrente da Alibaba, a JD juntou-se à corrida na indústria Blockchain em 2016. A segunda maior empresa de comércio eletrônico da China já utilizou a Blockchain em seu grande ecossistema de dados, um sistema de gerenciamento de ativos cadeia de suprimentos.

Já em 2014, o Sr. Liu disse em um programa de conversação financeira chinesa que o Bitcoin era usado para comprar bilhetes de embarque nos Estados Unidos, mas ele nunca comprou nenhum Bitcoin ou ações e não tinha interesse na economia virtual.

O entrevistador perguntou-lhe se Jing dong aceitaria Bitcoin no futuro, ele respondeu:

“Depende dos nossos clientes. Se eles estiverem bem com isso, então estará tudo bem por mim”.

Faz três anos que o Sr. Liu falou sobre Bitcoin pela última vez. Podemos assumir que nenhuma empresa na China tentaria dar suporte a Bitcoin no momento.

“Se eu tivesse meu próprio país, eu definitivamente usaria Bitcoin”.

CEO de 58.com falando sobre bitcoin em um show ao vivo

Comparado com Jack Ma e Liu Qiangdong, Yao Jinbo, CEO da 58.com  (NYSE: WUBA) é mais otimista com o Bitcoin. O Sr. Yao tem dito às pessoas ao seu redor que comprem Bitcoin. Mas ele admitiu que ele nunca comprou nenhum.

“Eu nunca comprei qualquer fração que seja de Bitcoin. Isso é no mínimo triste. Bitcoin é uma ótima tecnologia com grandes pensamentos. Satoshi deve ser premiado com o Prêmio Nobel de Economia. Eu acredito que alguns países, especialmente países africanos e pequenos países, abandonarão seu dinheiro fiat e adotarão Bitcoin em cinco anos. Se eu tivesse meu próprio país, definitivamente usaria Bitcoin”.

Ele acrescentou que a tecnologia Blockchain poderia ser algo tão grande como a Internet. E ele está incentivando toda a empresa a procurar áreas para o uso da tecnologia Blockchain.

Fonte: News.bitcoin.com
Tradução: Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/