CEO da ShapeShift: “KYC quase zerou volume de trade”

CEO da ShapeShift: “KYC quase zerou volume de trade”

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A plataforma conversão de criptomoedas ShapeShift é uma das mais antigas no mercado, assim como o seu CEO, Erik Voorhees também é uma figura duradoura no setor. Porém, a empresa sofreu uma forte queda no volume depois de regulamentações de KYC (Know your customer).

Voorhees sempre foi um crítico do governo tentando forçar companhias de criptomoedas a coletar informações de seus usuários. No último ano, a ShapeShift começou a coletar esse tipo de dado de seus usuários pela primeira vez.

Em uma recente entrevista feita com Peter Mccormack no What Bitcoin Did, Voorhees disse que a tentativa de seguir as regras de KYC impostas pelo atual mercado tiveram um impacto negativo nos negócios da ShapeShift.

Na entrevista, Voorhees foi perguntado se a recente demissão em massa, realizada em janeiro, pela empresa estava relacionada com o mercado com tendência de baixa e o se tinha relação com as regras de KYC.

O CEO deu a entender que ambos os problemas impactaram bastante a empresa e estavam ligados às demissões.

“Era o esperado. Você sabe, eu estava esperando que as coisas quebrassem entre 80% e 90% por causa do efeito de bolha psicológico”.

Ele então acrescentou que que tentar se adequar às regras de KYC também tiveram um papel importante para as demissões da companhia. Apesar disso, o problema com KYC foi um pouco diferente do que a maioria imagina.

“Não foram apenas as pessoas que estavam chegando ao nosso site como investidores individuais que tiveram que decidir “Eu aceito a coleta de dados ou não?”. A maioria do nosso volume vinha de parceiros…parceiros wallets. Essa era a maioria dos nossos negócios”, explicou.

De acordo com ele, carteiras mobile e usuários de outros softwares podiam fazer conversão de criptos graças ao API da ShapeShift. Com a maioria das carteiras não querendo submeter seus usuários ao KYC da ShapeShift, muitos desistiram da integração e abandonaram a parceria.

“A base de usuários caiu rapidamente para quase zero. E nós já esperávamos algo assim,” disse Voorhees.

Veja também: Criptomoeda TRON é listada na eToro