CEO da AMD diz que o declínio das vendas de GPU para minerar criptomoedas é “saudável”

CEO da AMD diz que o declínio das vendas de GPU para minerar criptomoedas é “saudável”

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os fabricantes de GPU’s Nvidia e AMD desfrutaram de vendas massivas no último ano, em parte graças aos mineradores que compram GPUs para minerar as criptomoedas. No entanto, essas vendas estão diminuindo.

A demanda por GPU’s continuou aumentando à medida que o valor das criptomoedas subiu ao longo de 2017. Mas depois que o valor de mercado atingiu o recorde de US $ 830 bilhões, o mercado caiu e está na metade disso, agora, a demanda por mineração também esfriou, já que não é tão lucrativa por alguns meses, quando os preços das criptomoedas subiram.

A AMD informou receita de US $ 1,65 bilhão para o primeiro trimestre de 2018 e afirmou que 10% disso foi de vendas da GPU para mineradoras. A Nvidia, por outro lado, reportou receita de US $ 3,21 bilhões, e US $ 289 milhões (9% de sua receita total) foram de vendas para mineradoras.

Embora as empresas tenham tido grandes vendas no setor de criptomoedas, elas não estão dispostas a expandi-lo. Ambas as empresas querem suas GPUs nas mãos dos consumidores para fins de jogos e pesquisa, em vez de mineradores.

Jensen Huang, o CEO da Nvidia, disse:

“A razão pela qual eles compraram [GPU] é para jogos, mas enquanto eles não estão jogando; enquanto eles estão na escola, no trabalho ou na cama – eles vão ligá-lo e fazer uma pequena mineração. Não há nada de errado com isso”.

As duas empresas agora esperam que a receita das mineradoras caia nos próximos meses, mas isso não é necessariamente porque acreditam que o mercado de criptomoedas está em chamas.

A Bitmain, o maior fabricante de máquinas mineradoras de circuito integrado específico para aplicações (ASIC), anunciou mineradores ASIC para a Ethereum no mês passado. A Ethereum é a criptomoeda mais popular extraída de GPUs e, uma vez que o Antminer E3 esteja fora, isso pode tornar os mineradores de GPU existentes inúteis.

A Bitmain estava ganhando terreno antes mesmo de anunciar o Antminer E3. No ano passado, a Nvidia registrou lucro de US $ 3 bilhões, o que inclui todos os seus produtos, como computação em nuvem e chips de inteligência artificial. A Bitmain registrou um lucro operacional de quase US $ 4 bilhões vendendo apenas mineradores ASIC.

A CEO da AMD, Lisa Su, está otimista em blockchain e não acha que isso vá desaparecer. Ela espera que a demanda relacionada à mineração por GPUs caia em dois terços no segundo trimestre. No entanto, ela não está preocupada com a queda nas vendas e a chamou de “saudável” para a empresa.

Comentando sobre a demanda relacionada à minração de criptomoedas por GPUs, Lisa Su disse:

“Eu acho que a infra-estrutura blockchain está aqui para ficar. Eu acho que existem numerosas moedas. Existem inúmeras aplicações que estão usando a tecnologia blockchain. Não vemos um risco significativo de GPUs de segunda mão entrarem no mercado. Eu acho que o que você encontra é que, um, há várias moedas diferentes e, dois, muitos desses usuários que estão comprando GPUs atualmente estão comprando-os para vários casos de uso, tanto comerciais quanto de consumo. ”

Tanto a Nvidia quanto a AMD aceitaram o fato de que criptomoedas e blockchain estão aqui para ficar. Ambas as empresas vêm adotando essas novas tecnologias, mas também não se preocupam se a receita dessas vendas cair no futuro próximo.

Fonte: https://www.ccn.com/declining-gpu-sales-to-cryptocurrency-miners-healthy-amd-ceo/

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/