HomeCentralizado X Descentralizado – A evolução da economia e do dinheiro

Centralizado X Descentralizado – A evolução da economia e do dinheiro

Melissa Eggersman

Muitas palavras-chave em torno das criptomoedas captam conversas e manchetes em todo o mundo, especialmente os termos: “centralizadas” e “descentralizadas”. Essas duas palavras são a faca que corta o bolo das criptos em duas metades.

De um lado, você tem entidades centralizadas, aquelas que estão em conformidade com os órgãos reguladores e trabalham em estreita colaboração com a arquitetura financeira existente e as regras do mundo para promover a existência de sua criptomoeda.

A outra metade do bolo pertence às entidades descentralizadas do mundo, que, como você pode imaginar, não estão sujeitas às regras do mundo bancário centralizado. Esses tipos de tokens oferecem uma paisagem mais diversificada na qual eles podem operar.

A batalha entre idéias centralizadas e descentralizadas vem acontecendo há muito tempo, e muitas já estão familiarizadas com as diferenças associadas entre elas. Na verdade, a maioria das pessoas já usa conceitos centralizados e descentralizados em algum momento, ou pelo menos ouviu falar deles.

Tomemos por exemplo a distribuição anterior de música e vídeo, essas duas coisas estavam classicamente disponíveis apenas por varejistas, lojas físicas onde uma pessoa iria comprar um novo disco ou alugar/ver um novo filme. A mídia escolhida foi impressa e colocada nas mãos dos clientes por empresas fisicamente existentes para oferecer o serviço.

Anos depois, vimos o formato do áudio e do vídeo mudar para um formato digital, negando a necessidade de edifícios físicos para oferecer às pessoas seus serviços. Mais e mais pessoas mudaram-se para negócios on-line estabelecidos para alimentar sua necessidade de novo entretenimento de áudio e vídeo.

Ao mesmo tempo, inúmeras opções descentralizadas surgiram na forma de intercâmbio de arquivos digitais entre pares.

Atualmente, estamos vendo os mesmos fenômenos quando se trata de dinheiro e sua própria evolução dentro da era digital. Tradicionalmente, o dinheiro é controlado, criado e distribuído por alguns poucos. Os órgãos governamentais estabelecem uma moeda própria e controlam o fluxo desse dinheiro enquanto esse dinheiro tiver um país a ele associado. Para as economias existentes, isso parece funcionar bem, ou seja, até que a economia existente mude.

À medida que a economia digital se torna uma realidade cada vez maior, a natureza do dinheiro, a força que impulsiona qualquer economia, está mudando. Isso traz o mundo descentralizado das criptomoedas em jogo, mudando a maneira como o dinheiro existe. Em um mundo descentralizado, o dinheiro não é mais criado ou controlado por órgãos governamentais, mas é criado e controlado por pessoas. Viver fora da regulamentação permite um livre fluxo de idéias e maneiras pelas quais esse dinheiro alternativo é usado.

Como vemos atualmente, certas indústrias fornecem um sistema natural ou mais adequado para a criptomoeda residir, já que faz mais sentido que a criptomoeda seja usada na compra, digamos uma associação online para um serviço, em vez de usá-la para comprar uma casa ou um carro.

Embora o futuro seja um completo desconhecido sobre quantas criptomoedas serão usadas diariamente, não há dúvida de que o aspecto descentralizado do dinheiro está aqui para permanecer na forma de criptomoeda.

Embora a criptomoeda centralizada ofereça uma transição mais fácil para aqueles acostumados a métodos financeiros centralizados atuais, pois eles fornecem mais confiança para os investidores, as criptomoedas descentralizadas estão em um mundo próprio.

Então, como alguém decide qual lado jogar? É aconselhável ir com produtos e plataformas centralizados existentes, ou é melhor utilizar plataformas descentralizadas? A resposta será diferente para todos, e os indivíduos provavelmente usarão uma combinação de ambos.

No passado, quando indústrias centralizadas e descentralizadas estavam em conflito umas com as outras, uma opção centralizada de baixo custo geralmente captura uma grande parte do mercado. Se continuarmos com o compartilhamento de mídia, o Netflix, como exemplo, oferece uma alternativa de alta qualidade e baixo custo para os métodos centralizados e descentralizados de compartilhamento de entretenimento visual. Isso acabou levando a Netflix a se tornar um colossal player nessa indústria. Isso significa que as pessoas ainda não baixam ou transmitem conteúdo em outras plataformas? Não, mas ilustra como a evolução de ambos os lados conflitantes do mesmo mercado acaba encontrando um lugar para se estabelecer.

Com as criptomoedas nós vemos isso já acontecendo, como o mercado era novo, foi recebido com medo e desconfiança. Pouco tempo depois, o mercado começou a crescer exponencialmente até o ponto em que a grande maioria dos projetos descentralizados de baixa qualidade era considerada fraudulenta. Isso deu lugar a projetos mais centralizados para colocar o pé na porta como uma maneira mais segura de se aventurar no mundo da criptografia.

Ao mesmo tempo, o mercado descentralizado que permaneceu tornou-se mais desenvolvido, os melhores projetos subiram ao topo e ganharam valor de mercado significativo.

Agora vemos um frenesi de projetos centralizados e descentralizados, ambos oferecendo aspectos atraentes para seus clientes por diferentes razões.

Ao contrário da mídia digital, o dinheiro é muito mais complexo. Daí o tempo que leva para o mundo da criptografia se tornar mais estável em todos os aspectos. Quando você joga em países diferentes, leis de impostos e o anonimato de carteiras de criptografia, não é de admirar que as coisas ainda não tenham se estabelecido.

Criptomoedas ainda são uma ideia tão nova no mundo, apesar de todo o progresso que a indústria fez nos últimos anos. As pessoas estão apenas se aproximando do mercado de criptografia, e será apenas uma questão de tempo até que vejamos uma grande mudança na direção da eventual permanência das criptomoedas nos lados centralizado e descentralizado.

(Shane Moser)
Fonte: blog.rublix.io/

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.