Candidato a presidente João Amoedo é a favor do Bitcoin e da Blockchain e defendeu uso da Tecnologia

Candidato a presidente João Amoedo é a favor do Bitcoin e da Blockchain e defendeu uso da Tecnologia

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Bitcoiners de todo o Brasil estão surpresos ao saber que o candidato presidencial do Partido NOVO, João Amoêdo, é a favor do Bitcoin. Amoêdo está a caminho de uma eleição contenciosa em outubro. Em uma entrevista, quando perguntado sobre criptomoedas como o Bitcoin, ele pensou que não era uma ameaça ao sistema financeiro de seu país, e que isso traria certas “vantagens”.

Conhecido por ser liberal econômico, João Amoedo é o único que fala abertamente sobre Bitcoin e Blockchain

O candidato falou com algum conhecimento sobre criptomoeda, blockchain e bitcoin, que os políticos nem sempre são conhecidos por fazer. Ele também parece aprovar amplamente as inovações fornecidas pelas criptomoedas.

“Eu vejo o blockchain como um protocolo que aumenta a confiabilidade e a integridade dos dados”, explica Amoêdo, 55. “Há aplicações óbvias, como transferências interbancárias ou registro como notário. Outro, não tão comentado, é usar o blockchain para acompanhar a cadeia produtiva dos produtos. Não importa o quanto a ANVISA se esforce, dificilmente poderia descobrir onde colocavam papelão na carne. Com o blockchain, isso não seria um problema. Poderíamos seguir todas as etapas da cadeia de produção de um produto, garantindo menos burocracia e mais inteligência”.

João Dionísio Filgueira Barreto Amoêdo foi engenheiro antes de criar o partido NOVO. Ele fundou o partido sob o qual ele está concorrendo, o New Party, há cerca de uma década. João é o único candidato que defende a privatização total das estatais do Brasil. A plataforma do partido é uma das liberdades individuais e livres mercados, algo como o Partido Libertário dos Estados Unidos. Libertários são conhecidos por serem grandes fãs das criptomoedas.

João Amoedo acha que a Blockchain pode ser usada de diversas formas nos processos públicos

“Isso é apenas o começo. As possibilidades de usar o blockchain vão muito além. É possível estabelecer identidades digitais on-line, plataformas de votação eletrônica, aumentar a transparência e a responsabilidade na gestão pública. Facilitar e tornar transparentes os processos de licitação, entre muitas outras coisas”, disse ele.

“Eu não acho que eles são uma ameaça para o sistema bancário tradicional.”

Uma das principais questões para potenciais titulares de cargos é a segurança criptográfica e nacional. Essa desculpa, por si só, é uma carta mágica de “vale tudo” quando se lida com entusiastas, muitos dos quais foram processados em todo o mundo por fazer pouco mais que negociar.

“Eu não acho que eles sejam uma ameaça ao sistema bancário tradicional. Vejo vantagens em fornecer outro meio de pagamento para os consumidores ”, assegurou.

Se eleito, Amoedo tornaria o Bitcoin um método de pagamento legítimo no país

Sobre se criptomoedas como o bitcoin poderiam ser consideradas moeda legal no país, ele estava um pouco menos comprometido.

“Como meio de pagamento, não vejo dúvidas de que o bitcoin possa ser entendido como um método de pagamento legal. Se ambas as partes quiserem trocar um produto via bitcoin”, detalhou Amoêdo,“ não vejo nenhuma barreira legal para fazê-lo”.

“Mas deve ficar claro que o país tem apenas uma moeda nacional, uma que tem um curso legal”, o candidato para o cargo mais alto do Brasil, isto é, aquele que as pessoas são obrigadas a aceitar, o Real. Nenhuma outra moeda, incluindo o dólar, tem essa característica. Apenas o real. Além disso, há restrições quanto ao uso do dólar para pagamentos e como moeda de conta, que são as mesmas para qualquer outra moeda estrangeira, incluindo as criptomoedas. A Internet é como se fosse outra no mar e é justo que os governos obriguem as pessoas a fornecer informações sobre o que possuem, pois as forçam a informar sobre ativos no exterior. A internet não pretende ser um paraíso fiscal.”

As eleições estão a cerca de um mês e meio de distância, e já há apelos de irregularidades na votação antes que uma única votação tenha sido feita.

Fonte: Portal do Bitcoin