Número de caixas eletrônicos de Bitcoin atinge 6.000 em todo o mundo

Número de caixas eletrônicos de Bitcoin atinge 6.000 em todo o mundo

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O número de caixas eletrônicos de Bitcoin no mundo superou a quantidade de 6.000 pela primeira vez, de acordo com o Coin ATM Radar, um site que rastreia a quantidade de máquinas e as suas localizações em todo o mundo.

As informações são do site ATM Market Place.

O novo marco parece ter sido alcançado nas últimas semanas. No dia 4 de novembro, havia apenas 5.896 caixas eletrônicos de Bitcoin no mundo. Na segunda-feira passada, já existiam um total de 6.003.

A maioria dessas máquinas, quase dois terços (3.977), estão nos EUA. O Canadá segue com 722 máquinas, e a Áustria vem em terceiro com 190 máquinas. Já o Brasil, contava com pelo menos três máquinas, com 2 em São Paulo, na Avenida Paulista, porém, esses caixas eletrônicos foram fechados.

Atualmente existe apenas uma ATM de Bitcoin no Brasil, em Balneário Camboriú que trabalha com Bitcoin e Euro.

Nesse mesmo período do ano passado, havia apenas 3.900 caixas eletrônicos de Bitcoin no mundo. O rápido crescimento, que parece estar ocorrendo principalmente nos EUA, provavelmente se deve a um novo software que permite aos caixas eletrônicos tradicionais utilizar Bitcoin com uma pequena atualização.

 

Qual o preço do Bitcoin Hoje!

 

Por exemplo, em outubro de 2018, a LibertyX, uma rede baseada em Boston de caixas eletrônicos, caixas de lojas e quiosques de Bitcoin, chegou a um acordo com a Genmega, uma grande fabricante de caixas eletrônicos, para executar seu software nas máquinas. Agora, qualquer pessoa que opera um caixa eletrônico Genmega tem a opção de coletar receita adicional vendendo Bitcoin.

Problemas de compliance

Um grande ponto de interrogação no setor é se os caixas eletrônicos de Bitcoin estão cumprindo as verificações de identidade apropriadas do tipo “conheça seu cliente” (KYC), o que exige que eles saibam a fonte de fundos que está sendo usada para comprar criptomoedas.

Embora nenhum caso público envolvendo quiosques de criptomoedas tenha sido registrado até o momento, recentemente, um funcionário do Internal Revenue Services disse à Bloomberg Law que os investigadores criminais da agência estão “muito” focados nos possíveis problemas de conformidade levantados pelos quiosques de criptomoedas e caixas eletrônicos de Bitcoin.

“Eles são obrigados a cumprir os mesmos regulamentos de lavagem de dinheiro, e nós acreditamos que alguns têm níveis variados de aderência a esses regulamentos”, disse John Fort, chefe de investigação criminal da Receita Federal.

Na semana passada, em Melbourne, na Austrália, as autoridades apreenderam um caixa eletrônico de Bitcoin em um shopping center relacionado à “atividade fraudulenta”.

Veja também: ETH e XRP podem subir com queda na dominância do Bitcoin