Brasil: Parceria governo e microsoft criam novo RG baseado na blockchain Ethereum

Brasil: Parceria governo e microsoft criam novo RG baseado na blockchain Ethereum

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

O Ministério do Planejamento anunciou em 22 de agosto de 2017, uma parceria com a Microsoft e o centro de aceleração de blocos ConsenSys, a produção de um projeto bem sucedido para verificar documentos e identidade.

De acordo com o relatório, o Ministério do Planejamento usou a uPort, uma plataforma de identidade baseada em Ethereum que permite que as pessoas tenham sua identidade e controle sobre a as informações pessoais.  Além disso, o ministério verificou o potencial do uPort para aproveitar a blockchain Ethereum para armazenar documentos e aprovar assinaturas. Em geral, o projeto mostrou que o uso da aplicação de identidade pode fornecer às agências públicas acesso a um sistema simplificado de aprovação e assinatura.

Adriane Medeiros Melo, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, comentou o trabalho em conjunto. “Com este PoC desenvolvido especificamente para o Ministério do Planejamento, a qualidade da solução entregue foi mais uma vez comprovada, com profissionais altamente capacitados e experientes que oferecem software de alta qualidade e funcional que alcançou todas as metas e métricas definidas pelo cliente”.

É notável que a parceria é um marco, pois é a primeira vez que um governo sul-americano aprova um PoC com tecnologia blockchain. Ao discutir os potenciais benefícios da tecnologia blockchain, Melo declarou:

“Esta tecnologia promove a descentralização, a audibilidade e a segurança das transações na Internet, cujo potencial é permitir uma troca confiável de ativos através deste novo canal. Essa descentralização mitiga os riscos de um sistema com um ponto único de falhas além de reduzir o tempo e preço das operações “.

Líder do Projeto uPort Rouven Heck relacionou o valor da cooperação e a importância do PoC.

“Foi uma ótima experiência trabalhar neste projeto ao lado do Ministério do Planejamento e da Microsoft. Estamos entusiasmados em apoiar governos inovadores e avançados, como o Brasil, assumir a liderança no aproveitamento do poder da blockchain. Este é um passo importante para demonstrar como a identidade descentralizada pode ajudar a construir uma confiança mais forte entre os governos e os cidadãos.
Este PoC é especialmente importante, pois demonstra como uma identidade registrada publicamente pode se conectar com uma rede de governo privado, ilustrando a poderosa versatilidade do Ethereum. Em última análise, isso permite que o Ministério do Planejamento ofereça aos cidadãos um maior acesso aos seus softwares e serviços de forma mais segura, privada e eficiente, e coloca o usuário no controle de sua própria identidade”.

Fonte: ethnews

Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin

Receba notícias diárias sobre o Bitcoin:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Linkedin: https://www.linkedin.com/guiadobitcoin