Braiins OS: o primeiro firmware open-source para mineração de Bitcoin

Braiins OS: o primeiro firmware open-source para mineração de Bitcoin

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Braiins OS quer redefinir o software de mineração de código aberto.

O projeto lançou recentemente a versão inicial de seu firmware de mineradora ASIC. O sistema operacional é anunciado como “o primeiro sistema totalmente baseado em Linux e de código aberto para dispositivos de mineração de criptomoedas“, uma alternativa ao firmware padrão de fábrica que vem com o hardware de mineração mais popular.

Ao visitar o site do projeto, os visitantes são recebidos com uma mensagem clara, um mantra que ressoa com o etos da indústria relacionada: “Retome o controle”.

Nas criptomoedas, o open-source é mais do que bem vindo

Mais adiante em seu site, o projeto convida os membros da comunidade a “[dizer] adeus a backdoors, sistemas fechados e recursos ocultos”. Essa promessa de transparência é uma referência implícita à opacidade contrastante do software de mineração de seu maior concorrente.

A Bitmain anunciou seu software como código aberto. Mas Jan Čapek, CEO da braiins, a empresa por trás do sistema operacional homônimo e Slush Pool, explicou que muitos recursos do código da Bitmain estão secretamente fechados, tornando impossível fornecer uma imagem adequada do software – um registro do estado da empresa. o sistema de mineração em um determinado momento.

Essencialmente, Čapek indica que faltam alguns componentes-chave para tornar o código Bitmain totalmente aberto, como o código FPGA. Sem essas partes, os usuários não podem analisar uma imagem completa do cliente de mineração.

Compatível com a Antminer S9 e DragonMint TI

A versão inicial do Braiins OS aproveita o OpenWrt, “uma distribuição genérica do Linux embarcado que permite uma grande flexibilidade”, disse Čapek, e seu meta projeto central está aberto aos desenvolvedores do GitHub.

De acordo com a declaração anterior de Čapek, o software oferece um kit mais completo e personalizável do que o padrão de fábrica que empresas como a Bitmain fornecem com seu hardware. “Nenhum dos fabricantes fornece uma maneira fácil, documentada ou central de construir uma imagem e executá-la em seu hardware”, disse ele em nossa entrevista, atribuindo isso a “provavelmente uma falta de transparência”.

Como alternativa, o sistema operacional braiins “pode ser usado para construir toda a imagem do firmware”, continuou ele. Isso inclui uma ferramenta para configurar e executar esse firmware para hardware especificado, algo que seus concorrentes atualmente não oferecem.

Para o seu lançamento, o sistema operacional só será compatível com o Antminer S9 e o DragonMint TI, já que esses são os equipamentos de mineração mais usados ​​atualmente em uso. A partir de agora, a equipe planeja abrir a integração para outros dispositivos, incluindo o Whatsminer M10.

Enquanto isso, a equipe aguarda com expectativa a comunidade enriquecendo seu projeto, e Čapek indicou que eles farão anotações sobre a atividade do desenvolvedor para melhorar o projeto em versões futuras.

“Atualmente, já estamos reunindo feedback da comunidade. O próximo lançamento com relação ao S9 trará recursos adicionais, como por frequência de hashboard e configuração de tensão. ”

Mais informações: https://braiins-os.org/