Bomba! Um dos maiores bancos do mundo vai lançar sua própria criptomoeda em larga escala, a MUFG Coin

Bomba! Um dos maiores bancos do mundo vai lançar sua própria criptomoeda em larga escala, a MUFG Coin

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O braço bancário do Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), o Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ, planeja testar sua criptomoeda interna em 2019 após anos de desenvolvimento.

Como o maior banco do Japão, o MUFG pode se tornar a primeira grande instituição financeira do mundo a implantar sua própria criptomoeda depois que um relatório local da publicação japonesa NHK confirmou planos para um amplo julgamento envolvendo até 100.000 clientes de banco de varejo MUFG.

Os titulares de contas terão que se inscrever para participar do estudo, o que permitirá aos participantes instalar um aplicativo de smartphone que converte seus depósitos fiduciários em suas contas bancárias em unidades de “MUFG Coins”. A taxa de conversação de uma unidade de moeda MUFG será equivalente a um iene.

“Eles poderão usar a moeda para fazer pagamentos em lugares como restaurantes, lojas de conveniência e outras lojas”, diz um trecho do relatório. “Eles também podem transferir a moeda para as contas de outros participantes.”

Os funcionários do banco avaliarão se os assentamentos e as transferências ponto a ponto por meio do aplicativo são seguros e eficientes em uma escala de 100.000 usuários após a realização de testes internos bem-sucedidos entre os funcionários por mais de um ano.

Conforme relatado anteriormente, as moedas MUFG também procurarão trazer usuários de plataformas de dinheiro eletrônico pré-pagas com baixas comissões cobradas por quaisquer pagamentos, incluindo remessas internacionais. Os usuários também serão encorajados a trocar moedas MUFG por moedas estrangeiras nos aeroportos a taxas de comissão marcadamente mais baixas.

“Se a moeda MUFG é usada para remessas internacionais, estima-se que a comissão será cortada para menos de um décimo do custo atual de vários milhares de ienes por transação (internacional)”, leu um trecho de um relatório local após o banco começou a emitir moedas MUFG para funcionários em caráter experimental no ano passado.

Eles não resistiram

O banco está supostamente desenvolvendo uma ATM de duas vias para permitir que os usuários “saquem” moedas MUFG em seu smartphone ou troquem a criptomoeda por ienes.

Um dos maiores bancos do mundo, com mais de US$ 2,6 trilhões em ativos, o MUFG anunciou pela primeira vez planos para desenvolver uma criptomoeda já em 2015, antes de confirmar publicamente a moeda movida a blockchain no início de 2016.

Nesta fase, o lançamento e emissão de MUFG Coins são inevitáveis, com o presidente do MUFG, Nobuyuki Hirano, enfatizando previamente que a criptomoeda interna “superaria as questões das moedas virtuais [existentes]” como a volatilidade “para criar uma moeda altamente útil” .

De fato, a Moeda MUFG poderia ser vendida e trocada na própria exchange de criptomoedas da própria MUFG em algum momento no futuro próximo.

Fonte: CCN.com