Bolsa suíça SIX obtém licenças para plataforma de negociação de criptomoedas

Bolsa suíça SIX obtém licenças para plataforma de negociação de criptomoedas

By - min. de leitura

A aprovação da FINMA dá à SIX a autorização para lançar sua exchange de negociação de criptomoedas

A SIX, a maior bolsa da Suíça e uma das três maiores da Europa, recebeu uma aprovação regulatória há muito esperada para oferecer serviços de mercado para ativos digitais, disse a empresa em um comunicado à imprensa.

A aprovação pela autoridade do mercado financeiro da Suíça (FINMA) permite o lançamento de uma nova plataforma batizada de 'SIX Digital Exchange' (SDX). A infraestrutura está configurada para oferecer uma bolsa de negociação de ativos digitais totalmente regulamentada.

A licença também significa que a SIX agora pode entrar em operação com o produto de custódia de criptomoedas desenvolvido para esse fim, todos disponíveis com os mais altos padrões de segurança da bolsa. Os produtos também levarão em consideração os rigorosos requisitos regulamentares definidos pela FINMA.

"Com essas licenças, o SDX agora pode oferecer os mais altos padrões suíços de supervisão e regulamentação", disse a SIX no comunicado.

De acordo com Thomas Zeeb, o chefe global de bolsas da empresa, as licenças permitem que a SIX continue a "digitalização dos mercados financeiros", mesmo que o espaço continue a experimentar um crescimento maciço em toda a linha.

Ele disse que a aprovação oferece "um marco importante", com investidores institucionais capazes de acessar produtos de ativos digitais em um ambiente seguro e robusto.

A SIX está recebendo a luz verde para seu Digital Exchange (SDX) depois de quase três anos desde que fez um pedido para a FINMA. A bolsa foi levada a considerar a construção de uma plataforma de negociação de criptomoedas ao lado de outros produtos relacionados à criptomoedas em 2018, um ano após o Bitcoin disparar perto de $20.000, quando o setor dos ativos digitais testemunhou seu primeiro grande mercado em alta.

Tendo perdido a data de lançamento planejada anteriormente em 2019, a bolsa de valores suíça agora planeja ter o SDX pronto passando para a próxima fase de seu desenvolvimento, acrescentou o comunicado.

Em agosto, a SIX informou que o desenvolvimento técnico na exchange digital foi concluído. Ao mesmo tempo, a equipe estava trabalhando em testes e dimensionamento para uma implementação assim que a aprovação regulamentar fosse garantida.