Bolsa de Valores da Suíça planeja lançar Cripto Exchange

Bolsa de Valores da Suíça planeja lançar Cripto Exchange

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A SIX, empresa que opera e é dona da bolsa de valores da suíça, anunciou planos para lançar uma bolsa de criptomoedas digital totalmente regulada.

A empresa diz que planeja lançar “a primeira infra-estrutura de mercado no mundo”, que “oferecer uma negociação de ponta a ponta totalmente integrada” ao mesmo tempo em que oferece um ambiente seguro em que os ativos digitais podem ser emitidos e os títulos e ativos não-bancários existentes podem ser convertidos em tokens.

A nova exchange será chamada de SIX Digital Exchange (SDX) e planeja lançar seus serviços em meados de 2019.

SIX Head Securities & Exchanges e membro do Conselho Executivo, Thomas Zeeb, ao falar sobre o desenvolvimento em uma entrevista , disse que o novo SDX seria abrangente.

“A exchange digital permitirá aos clientes da SIX negociar, liquidar e custodiar ativos digitais da mesma forma que fazem atualmente no mundo tradicional”, disse ele.

Zeeb disse que a força da SIX torna a SDX única, pois controlará toda a “cadeia de valor, desde a negociação até os pagamentos” na Suíça. O novo intercâmbio, que criará um “ecossistema” quando for lançado, também ajudará as empresas a levantar capital por meio das ICOs.

“Estamos montando uma equipe de desenvolvedores e consultores para ajudar os clientes na criação de ICOs e novos produtos”, acrescentou.

O CEO da SIX, Jos Dijsselhof, comentou por que sua empresa estava construindo uma exchange por criptomoedas apesar da queda nos preços. Ele acredita que o SIX Digital Exchange dará início a uma “nova era para as infra-estruturas do mercado de capitais” e que muito do que estamos experimentando no espaço cripto “chegou para ficar” e “definirá o futuro de nossa indústria”.

A demanda por criptomoedas entre os corretores do mundo parece estar em ascensão. No início deste ano, a Intercontinental Exchange (ICE), empresa controladora da NYSE, disse que estava trabalhando em uma plataforma on-line que permitiria que “grandes investidores comprassem e mantivessem Bitcoins”. Outra empresa institucional, a Nasdaq, expressou otimismo quanto à possibilidade de negociar criptomoedas no futuro.

A SDX será regulada pela Autoridade Supervisora ​​do Mercado Financeiro Suíço (FINMA) e pelo Banco Nacional Suíço.