Blockchain vai restaurar o controle de suas credenciais por parte dos candidatos a emprego

Blockchain vai restaurar o controle de suas credenciais por parte dos candidatos a emprego

By Harshini Nag - min. de leitura
Atualizado 09 junho 2020
Cv em uma entrevista de trabalho

Relatório do Conselho Americano de Educação argumenta que o rastreamento de credenciais baseado em blockchain pode ajudar a resolver problemas do mercado de trabalho

À medida que o mundo explora os benefícios do uso da tecnologia blockchain em setores em todo o espectro, a educação parece ser a próxima na lista. Um relatório intitulado “IMPACTO CONECTADO: Desbloqueando a Educação e a Oportunidade da Força de Trabalho Através da Blockchain” foi lançado em 8 de junho de 2020 pelo Conselho Americano de Educação, descrevendo como a tecnologia pode ajudar os indivíduos a ganhar controle sobre suas credenciais e a se defender melhor no mercado do  trabalho.

O relatório é o produto de um estudo de quatro meses financiado pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos. Ele tira suas conclusões com base em uma extensa pesquisa dos problemas enfrentados pela crescente crise do mercado de trabalho e nas oportunidades oferecidas pelo blockchain como uma solução para esses problemas. A pesquisa foi realizada entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, antes da crise econômica global devido à pandemia de coronavírus.

Explicando a importância do relatório, Louis Soares, diretor de aprendizado e inovação do Conselho Americano de Educação, disse: “Ainda estamos lutando para fazer com que faculdades e empregadores falem o mesmo idioma. Ainda estamos tentando enfrentar o desafio de criar uma identidade digital “.

O relatório afirma que as taxas de desemprego e subemprego estão aumentando em dezembro de 2019, com dados do Federal Reserve sugerindo que quatro em cada dez graduados universitários estão subempregados. De fato, o tempo médio gasto em um emprego, sugerem os dados, é de apenas 4,2 anos.

Assim, o relatório argumenta que fornecer mais controle sobre o rastreamento das múltiplas credenciais dos candidatos beneficiará os graduados na corrida dinâmica e imprevisível por emprego. O Blockchain fornece um caminho à prova de violações para otimizar os dados de capital humano (como o histórico acadêmico e de trabalho de um indivíduo) e promover a competitividade. A tecnologia Blockchain pode criar “conexões mais eficientes e duráveis ​​entre educação e trabalho”, afirmam os autores.

O relatório afirma que CVs e portfólios baseados em blockchain permitirão que as partes interessadas, incluindo faculdades, gerentes de contratação e estudantes, tenham um registro credível em tempo real das habilidades e certificações de um indivíduo. Os autores identificam “agência de dados pessoais, aprendizado ao longo da vida e o poder dos ecossistemas conectados” como os três principais temas da pesquisa em que a tecnologia blockchain pode desempenhar um imenso papel.

O relatório também afirma que atualmente existem 71 esforços diferentes em todo o mundo que estão trabalhando no sentido de usar as tecnologias blockchain no campo da educação.

Os autores indicam que o uso da blockchain para dar aos indivíduos o controle sobre seus “dados de capital humano” melhorará a velocidade e a granularidade da verificação e compartilhamento. Acrescenta que o uso de uma tecnologia sustentável, transparente e auditável como a blockchain fornecerá uma vantagem competitiva de flexibilidade e adaptabilidade na propriedade dos dados para a “população vulnerável”.