Blockchain poderia tornar contas acessíveis 24 horas se Bancos Centrais utilizassem a tecnologia, diz banco do Japão

Blockchain poderia tornar contas acessíveis 24 horas se Bancos Centrais utilizassem a tecnologia, diz banco do Japão

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

Os bancos centrais poderiam permitir o acesso às contas 24 horas por dia, se usassem Blockchain ou criptomoedas, disse um oficial sênior do Banco do Japão na semana passada.

Falando durante um fórum de finanças em 21 de abril, o vice-governador Hiroshi Nakaso abordou o tema das chamadas moedas correntes de bancos centrais, ou CBDCs, e seu potencial impacto sobre como as pessoas interagem com suas contas em um determinado momento.

Uma proposta é oferecer contas de bancos centrais para clientes de varejo por meio de um CBDC (algo que funcionários do Banco de Inglaterra destacaram no passado). Em seu discurso, Nakaso levantou esta idéia, sugerindo que, dependendo do grau de adoção, tal arranjo poderia dar aos titulares de contas um acesso contínuo aos fundos.

Nakaso comentou:

“Em um caso extremo em que CBDC fornece a mesma funcionalidade que notas de banco como uma medida alternativa, poderia permitir que todos acessem contas do banco central 24/7, durante todo o ano. Alguns bancos centrais começaram a considerar o raciocínio para conduzirem pesquisas e análises sobre o CBDC.”

Muitos bancos centrais hoje estão testando o conceito de um curso legal emitido em um meio inteiramente digital.

No mês passado, o banco central de Hong Kong começou a testar um CBDC e, em março, as autoridades de Cingapura concluíram um teste semelhante. Os bancos centrais no Canadá, China, Suécia e Reino Unido, entre outros, também têm projetos em vários estados de desenvolvimento.

O próprio Bank of Japan vem testando a tecnologia, observando em declarações em dezembro que estava “testando” o conceito antes de qualquer possível aplicação. No final do ano passado, por exemplo, o Banco do Japão assinou um acordo com o Banco Central Europeu para investigar colaborativamente a tecnologia Blockchain.

Ainda assim, o Banco do Japão tem sido em grande parte mãe sobre o impacto potencial do trabalho, optando por enfatizar sua natureza inicial e experimental.

Siga nosso canal no Telegram e receba notícias diárias sobre o Bitcoin: https://telegram.me/guiadobitcoin